Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários: Versão Breve

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.68652

Palavras-chave:

motivação, aprendizagem, avaliação, ensino superior

Resumo

A avaliação da motivação para aprender é um aspecto relevante em contextos educacionais, pois a motivação pode influenciar o engajamento dos estudantes, sua aprendizagem e seu desempenho em tarefas acadêmicas. O objetivo deste estudo foi propor uma versão breve da Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários (EMAPRE-U Breve). A EMAPRE-U é uma escala de 28 itens que avalia três dimensões motivacionais: meta aprender, meta performance-aproximação e meta performance-evitação. Participaram do estudo 525 universitários do primeiro ano de graduação de uma universidade pública. Através de análises fatoriais exploratórias e de conteúdo dos itens chegou-se a uma versão com 15 itens. Análises fatoriais confirmatórias e de correlação com construtos relacionados forneceram evidências de validade para a medida breve, e indicaram um bom ajuste dos dados ao modelo trifatorial. Os resultados sugerem que o instrumento tem o potencial de contribuir para a avaliação da motivação para aprendizagem na educação superior, ainda que aprimoramentos possam ser feitos no futuro.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Pereira, J. S., Castillo, S. A. L., Zoltowski, A. P. C., Teixeira, M. A. P., & Salles, J. F. de. (2022). Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários: Versão Breve. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(2), 773–793. https://doi.org/10.12957/epp.2022.68652

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento