Adaptação Acadêmica de Estudantes de Primeiro Ano de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.61054

Palavras-chave:

estudantes universitários, adaptação acadêmica, psicologia

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar se as variáveis expectativas acadêmicas, satisfação com a experiência acadêmica, maturidade para a escolha profissional e habilidades sociais (HS) explicam a variável critério adaptação acadêmica. Participaram 212 universitários de primeiro ano do curso de Psicologia. Utilizou-se os seguintes instrumentos: Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r), Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior (EEAEIES), Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP). Utilizou-se para a análise dos dados a Regressão Linear Múltipla. Constatou-se que as expectativas acadêmicas, a satisfação com a experiência acadêmica e as HS impactaram positivamente nas vivências acadêmicas. Houve impacto positivo dos fatores Curso da ESEA e Autoconhecimento da EMEP e impacto negativo do fator Determinação. O presente estudo contribuiu principalmente mostrando a importância do comportamento das variáveis do modelo testado. Por ser a adaptação acadêmica um construto multideterminado, os resultados alcançados podem apontar para ações de intervenções no acolhimento de universitários ingressantes, considerando aspectos como autoconhecimento, determinação, expectativas acadêmicas, conhecimento da realidade e satisfação com a graduação.

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Publicado

15-07-2021

Como Citar

Soares, A. B., Lima, C. de A., Monteiro, M. C., Sousa, B. de A., Santos, G. G. B. dos, & Rodrigues, I. da S. (2021). Adaptação Acadêmica de Estudantes de Primeiro Ano de Psicologia. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(2), 513–532. https://doi.org/10.12957/epp.2021.61054

Edição

Seção

Psicologia Social