Atuação do Psicólogo com Adolescentes que Cumprem Medida Socioeducativa: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.59369

Palavras-chave:

adolescentes, psicologia, medida socioeducativa

Resumo

Esta revisão sistemática de literatura teve por objetivo identificar publicações científicas acerca da atuação do psicólogo no contexto da socioeducação, compreendendo o período de 2007 até 2018. Foram realizadas buscas nas bases de dados LILACS, PEPSIC e SCIELO, utilizando-se os descritores "psicologia" ou "intervenção" combinados com "adolescente em conflito com a lei", "ato infracional" ou "medida socioeducativa". 242 trabalhos foram acessados, cujos resumos foram lidos para identificar aqueles que abordavam o assunto, restando 22 artigos para análise. Através da análise de conteúdo temática desses materiais, foram criadas quatro categorias: 1) Técnicas da psicologia aplicadas às demandas da socioeducação; 2) A escuta como principal ferramenta de atuação; 3) Intervenção em grupo e 4) Arte e Esporte como dimensões de interesse para a psicologia. Diante dos dados analisados, compreende-se que a atuação do psicólogo deve, essencialmente, contribuir para a construção de novas possibilidades de vida aos adolescentes, respeitando suas singularidades e compreendendo as peculiaridades de suas histórias de vida. Observou-se que a existência de barreiras para o desenvolvimento de práticas socioeducativas eficazes convoca o psicólogo a ampliar o repertório de práticas tradicionalmente consolidadas, sendo necessário criar dispositivos de intervenção que façam sentido para esses jovens, considerando seus contextos e histórias de vida.

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

Almeida, S. P. D., Marinho, J. da R., & Zappe, J. G. (2021). Atuação do Psicólogo com Adolescentes que Cumprem Medida Socioeducativa: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(1), 51–72. https://doi.org/10.12957/epp.2021.59369

Edição

Seção

Psicologia Social