Psicomotricidade e desenvolvimento: concepções e vivências de professores da educação infantil na amazônia setentrional

Autores

  • Idonézia Collodel Benetti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Paulo Henrique Pinheiro de Barros Universidade Federal de Roraima – UFRR
  • Fernanda Ax Wilhelm Universidade Federal de Roraima – UFRR
  • Ana Paula da Rosa Deon Universidade Federal de Roraima – UFRR
  • João Paulo Roberti Junior Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38814

Palavras-chave:

psicomotricidade, desenvolvimento, professoras, educação infantil

Resumo

A psicomotricidade está presente em todas as etapas da vida, porém o período da infância ganha destaque, uma vez que é nesta época em que as funções psicomotoras começam a se desenvolver.  O objetivo desta pesquisa, de cunho exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, foi verificar qual a percepção de oito professoras pré-escolares sobre psicomotricidade e educação infantil. Para tanto foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados sob a óptica temático-categorial da Análise de Conteúdo de Bardin. As categorias definidas foram: percepção das professoras sobre a relação entre psicomotricidade e educação infantil, atividades psicomotoras trabalhadas e aspectos que dificultam/facilitam o trabalho na área. Os resultados apontam que as professoras consideram que existe uma forte relação entre psicomotricidade e educação infantil. Quanto às atividades psicomotoras desenvolvidas, foi possível constatar que elas tiveram dificuldades para conceituar certas funções psicomotoras, principalmente em relação à orientação espacial. Quanto aos aspectos facilitadores e dificultadores, foi possível perceber que algumas apresentaram melhor condição para desenvolver atividades psicomotoras e outras afirmaram contar com a criatividade para lidar com a falta de materiais.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Benetti, I. C., Barros, P. H. P. de, Wilhelm, F. A., Deon, A. P. da R., & Roberti Junior, J. P. (2018). Psicomotricidade e desenvolvimento: concepções e vivências de professores da educação infantil na amazônia setentrional. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(2), 588–607. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38814

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento