Análise em gênero, educação e tecnologias nas preferências e percepção de adolescentes em acesso à Internet

Autores

  • Erika Giacometti-Rocha Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38813

Palavras-chave:

papéis de gênero, internet, Bourdieu, C&T

Resumo

Em análise de correlação do uso intensivo da Internet em computadores, notebooks, tablets, celulares, constatou-se não existir relação considerável entre usar intensamente a Internet e ser homem ou mulher.  Entretanto, nas respostas sobre acesso de conteúdo, apareceu diferença significativa entre os gêneros. Em geral, chamou atenção o fato de mulheres adolescentes acessarem mais sobre beleza e menos sobre tecnologia em frequências de valores proporcionalmente inversos aos masculinos. Ao mesmo tempo acessam mais a Internet para estudar. Sob a leitura de Bourdieu, tentamos explicar essa diferença, embora não tenha sido possível apontar o caminho percorrido pelos adolescentes para chegar às preferências com base nos dados disponíveis. Contudo, questionados sobre quem lida melhor com tecnologias, a expressão das opiniões mostrou-se contraditória, diante das percepções do preconceito. Houve indicativo de autopercepção feminina negativa nessas respostas que pode explicar a fuga das mulheres da área de Ciência e Tecnologia. Em última instância, abre-se caminhos para educadores e pesquisadores pensar essa reprodução de estrutura social, baseada em gênero, manifesta nas escolhas dos sujeitos ao usar a Internet.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Giacometti-Rocha, E., & Mill, D. (2018). Análise em gênero, educação e tecnologias nas preferências e percepção de adolescentes em acesso à Internet. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(2), 569–587. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38813

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento