Ensino de avaliação psicológica: dificuldades relatadas por uma amostra de docentes brasileiros

Autores

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco - USF
  • Makilim Nunes Baptista Universidade São Francisco - USF
  • Marucia Patta Bardagi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38810

Palavras-chave:

AP, ensino superior, formação do psicólogo

Resumo

Existem questões relativas ao ensino dos métodos e técnicas de Avaliação Psicológica (AP) que não têm sido suficientemente exploradas. Neste sentido, o presente estudo buscou identificar as dificuldades percebidas pelos docentes no ensino de avaliação psicológica nos cursos de graduação. Participaram do estudo 93 docentes (67,7% mulheres) de 13 estados brasileiros, com idades entre 24 e 63 anos, em uma amostra de conveniência. Os participantes responderam a uma questão aberta e as respostas foram submetidas à analise de conteúdo. Entre os resultados destaca-se que as categorias principais de resposta estiveram relacionadas à infraestrutura institucional; currículo dos cursos; atitude dos alunos e de docentes frente à disciplina; atuação docente em AP; psicólogos enquanto modelos de atuação. Os achados revelam a necessidade de um amplo debate sobre o ensino de avaliação psicológica de forma a favorecer a formação na área tanto em nível de graduação como na pós-graduação e apontam para a importância da criação de especialidade profissional na área.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Ambiel, R. A. M., Baptista, M. N., Bardagi, M. P., & Santos, A. A. A. dos. (2018). Ensino de avaliação psicológica: dificuldades relatadas por uma amostra de docentes brasileiros. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(2), 516–531. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38810

Edição

Seção

Psicologia Social