Percepção ambiental de estudantes sobre seu bairro

Autores

  • Lorena Macêdo A. N. de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Larissa Maria de Menezes Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gleice Azambuja Elali Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38806

Palavras-chave:

relação escola-bairro, percepção ambiental, estudantes

Resumo

As políticas brasileiras, no campo da educação, estimulam a relação escola-bairro como parte importante do processo educativo, para o que entendemos ser fundamental valorizar tanto as características do ambiente sócio físico, quanto a experiência das pessoas que ali convivem. Com base nesse quadro geral, investigamos a percepção dos estudantes sobre os locais onde moram e estudam, explorando os limites do bairro e como situam a escola nesse contexto. Metodologicamente foram utilizados diários pessoais com solicitação do desenho de mapas e entrevistas realizadas durante caminhadas pela área. Participaram 23 estudantes (15 mulheres e 7 homens), com idades entre 13 e 17 anos, matriculados no 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do bairro Guarapes, Natal-RN. Os resultados mostram sua percepção sobre a setorização do espaço, a predominância de descrições gráficas relativas ao centro do bairro e dificuldades no reconhecimento de mudanças previstas para acontecerem naquela zona urbana.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Oliveira, L. M. A. N. de, Costa, L. M. de M., & Elali, G. A. (2018). Percepção ambiental de estudantes sobre seu bairro. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(2), 446–465. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38806

Edição

Seção

Psicologia Social