Home-Literacy e os precursores da alfabetização

Autores

  • Carla Valério Cardoso Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.17667

Palavras-chave:

Home Literacy, leitura, escrita, família e escola

Resumo

A literatura PSI mostra que precursores cognitivos da leitura e escrita, com destaque para a consciência fonológica e o conhecimento do nome das letras, podem ser desenvolvidos junto à criança, no contexto familiar, antes do início da educação formal. Esses precursores estão associados ao desempenho positivo na leitura e escrita, bem como na escolarização inicial. A presente pesquisa teve como objetivo investigar algumas práticas cotidianas familiares realizadas com as crianças relacionadas com o aprendizado da leitura, em duas classes sociais distintas. Foram aplicados questionários de práticas cotidianas nos pais e testes de consciência fonológica, conhecimento do nome das letras e aquisição de vocabulário receptivo nas crianças. As crianças tinham entre 5 e 6 anos e suas famílias eram oriundas de escolas da rede pública e privada dos municípios de Niterói e São Gonçalo, Rio de Janeiro (RJ), totalizando 80 famílias, sendo 40 de escolas particulares e 40 de escolas públicas. Os resultados das correlações de Spearman para relacionar o estímulo parental com o desenvolvimento dos precursores da leitura e escrita e testes de Mann-Whitney para comparar os escores de desempenho das variáveis dependentes para as duas classes sociais estudadas demonstraram que o estímulo ao desenvolvimento dos preditores da leitura e escrita contribuíram de forma significativa para o desempenho das crianças. As crianças das escolas particulares tiveram escores mais altos do que das escolas públicas. A relevância para a formulação de políticas educacionais que incentivem a exploração dos precursores da leitura e escrita enquanto facilitadores do desenvolvimento da linguagem das crianças antes da alfabetização são discutidas.

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Publicado

30-07-2015

Como Citar

Cardoso, C. V., & Mota, M. M. P. E. da. (2015). Home-Literacy e os precursores da alfabetização. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(2), 708–724. https://doi.org/10.12957/epp.2015.17667

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento