Morte: o difícil desfecho a ser comunicado pelos médicos

Autores

  • Daniela Trevisan Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cristine Gabrielle da Costa dos Reis Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Alberto Manuel Quintana Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jussara Maria Rosa Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.17658

Palavras-chave:

morte, comunicação de más notícias, psicologia da saúde

Resumo

Este estudo traz resultados de uma pesquisa realizada com médicos de uma UTI adulto e teve como objetivo compreender, desde a perspectiva dos mesmos, o processo de comunicação de más notícias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, sobre a comunicação de más notícias na UTI, focando, mais precisamente, a comunicação da morte. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Foram entrevistados 12 médicos que exercem atividade na UTI de um hospital escola do interior do Rio Grande do Sul. Para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Cumpriu-se com as recomendações éticas da Resolução 466/2012. Verificou-se que os médicos, geralmente, identificam a má notícia com a notícia de morte, considerada por eles como a mais difícil de ser comunicada. Há o sentimento de despreparo para comunicar más notícias, o que lhes gera angústia. Considera-se que essa realidade poderá ser compartilhada com demais profissionais da equipe e acolhida por estes, desmistificando que a dor, o sofrimento e a morte do paciente estão ligados ao fracasso do médico. Com isso, permitir o emergir das emoções em um encontro genuíno e humano na relação com o paciente e familiar.

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Publicado

30-07-2015

Como Citar

Monteiro, D. T., Reis, C. G. da C. dos, Quintana, A. M., & Mendes, J. M. R. (2015). Morte: o difícil desfecho a ser comunicado pelos médicos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(2), 547–567. https://doi.org/10.12957/epp.2015.17658

Edição

Seção

Psicologia Social