A ABORDAGEM ECOLÓGICA DE URIE BRONFENBRENNER EM ESTUDOS COM FAMÍLIAS

Autores

  • Edna Martins Pontifícia Universidade Católica/São Paulo - PUC/SP
  • Heloisa Szymanski Pontifícia Universidade Católica/São Paulo - PUC/SP

Palavras-chave:

Família, Bronfenbrenner, teoria ecológica

Resumo

Este texto apresenta como a abordagem teórica recente de Urie Bronfenbrenner contribui para os estudos com crianças e famílias. Leva em consideração a importância de estabelecer-se uma conexão clara e consistente entre a teoria utilizada e os métodos empregados para se chegar a dados fidedignos na pesquisa em contextos naturais. O artigo aponta para uma reflexão sobre os vários aspectos a serem apontados em estudos com famílias e crianças em diferentes contextos naturais. A teoria ecológica e sistêmica de Bronfenbrenner apresenta possibilidades para o pesquisador analisar aspectos da pessoa em desenvolvimento, do contexto em que vive e dos processos interativos que influenciam o próprio desenvolvimento humano, em determinados períodos de tempo.

Downloads

Publicado

01-06-2004

Como Citar

Martins, E., & Szymanski, H. (2004). A ABORDAGEM ECOLÓGICA DE URIE BRONFENBRENNER EM ESTUDOS COM FAMÍLIAS. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 4(1), 63–77. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11111