Burnout: por que sofrem os professores?

Autores

  • Maria Emília Pereira da Silva UERJ

Palavras-chave:

Sofrimento, Professor, condições de trabalho

Resumo

Uma síndrome se instala no mundo do trabalho docente: o burnout, que significa perda de energia, desistência. Síndrome que não representa uma ameaça apenas à saúde do professor, mas à saúde dos demais trabalhadores e da sociedade como um todo. O artigo inicia com uma análise do trabalho docente em uma escola pública municipal. Discute a seguir o caráter não-material do trabalho docente e o sofrimento do professor, face aos mecanismos de organização e gestão do trabalho característicos do atual regime de acumulação flexível do capital. São abordadas causas e manifestações do burnout nos trabalhadores, e nos professores, em particular. Ao final, duas pesquisas são apresentadas, retratando o crescente aumento da síndrome e sua relação com as condições de trabalho dos docentes. É objetivo do artigo contribuir no debate sobre a organização do trabalho do professor e sua disposição de luta contra o atual modelo econômico e político hegemônico.

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Publicado

01-06-2006

Como Citar

Silva, M. E. P. da. (2006). Burnout: por que sofrem os professores?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 6(1), 89–98. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11084

Edição

Seção

Temática: Trabalho Docente