Conteúdos ensinados em disciplinas de Orientação Profissional na graduação em psicologia

Maiana Farias Oliveira Nunes, Ana Paula Porto Noronha, Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

Resumo


Estudos de levantamento do estado atual de certas áreas do saber são importantes no diagnóstico de necessidades de pesquisas futuras e na observação do conhecimento já produzido. A presente pesquisa analisou 25 ementas de disciplinas de Orientação Profissional (OP), disponibilizadas nos sites das universidades. Realizou-se um mapeamento do conteúdo lecionado nas disciplinas de OP, tendo sido descritos os Estados a que os cursos de graduação pertenciam, o semestre em que as disciplinas eram oferecidas, o nome das disciplinas, sua carga horária, a quantidade e o tipo de conteúdo lecionado por semestre. Entre os resultados, destaca-se uma maior concentração de disciplinas no 4o ano do curso e uma ênfase nos aspectos teóricos básicos que descrevem a área e na testagem. São discutidos aspectos referentes à formação profissional e à qualidade do ensino em OP.

Palavras-chave


Orientação vocacional; Formação profissional; Avaliação psicológica

Texto completo:

PDF HTML


Licença Creative Commons
A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia esta licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0651

E-mail: revispsi@gmail.com