A (IM)PRESCINDIBILIDADE DA CONFISSÃO PARA A PROPOSITURA DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.63387

Palavras-chave:

Plea Bargaining, acordo de não persecução penal, confissão, cultura inquisitorial, direito de não auto-incriminação

Resumo

O acordo de não persecução penal constitui uma modalidade de justiça negocial, cuja exigência da confissão precisa ser enfrentada. Além de impor uma flexibilização de direitos fundamentais, a confissão representa resquício da cultura inquisitorial. Ademais, diante da conclusão das investigações criminais e havendo elementos suficientes para o oferecimento da denúncia, indaga-se: seria a confissão (im)prescindível para a celebração do ANPP? O trabalho foi estruturado pelo método descritivo e parcialmente exploratório com o objetivo de estudar o ANPP e os desdobramentos que a confissão impõe ao investigado. Ao final foi possível concluir que a exigência da confissão está eivada de inconstitucionalidade.

Biografia do Autor

Juliana Menescal da Silva Ziehe, Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro, RJ

Mestranda em Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos pela UCP. Pós Graduada lato sensu em Gestão Estratégica Processos e Projetos Integrados na área de Segurança Pública pela COPPEAD/UFRJ. Pós Graduada lato sensu em Direito pela EMERJ. Atualmente é Delegada de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lates: http://lattes.cnpq.br/3971825524310035 E-mail: juliana_ziehe@hotmail.com.

Flávio Mirza Maduro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Professor da UERJ e da UCP. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4526253051246397 E-mail: flaviomirza@mirzamalan.com.br.

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

Ziehe, J. M. da S., & Maduro, F. M. (2022). A (IM)PRESCINDIBILIDADE DA CONFISSÃO PARA A PROPOSITURA DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.63387