PROCESSO E (PÓS)MODERNIDADE: TRAÇOS INQUISITÓRIORACIONALISTAS NO DIREITO PROCESSUAL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Fernando Hoffmam
  • Larissa Nunes Cavalheiro
  • Valéria Ribas do Nascimento Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA)

Palavras-chave:

Direito Processual – Racional-Inquisitorialismo – Busca da Verdade – Constituição.

Resumo

O presente artigo, num primeiro momento (subitens 1.1 e 1.2), busca retrilhar os caminhos que fundaram os modelos jurídico-filosóficos inquisitorial e racionalista, no que tange, respectivamente, ao processo penal e civil. Num segundo momento (subitens 2.1 e2.2), buscou-se analisar os reflexos destes modelos no direito processual penal e civil pátrios, bem como sua incongruência com o que se espera de um processo constitucional(izado). Encerrando o trabalho (subiten, 2.3), buscou-se analisar os contornos inquisitório-racionalistas do sistema processual brasileiro como um todo, sob a ótica da busca da verdade como ponto norteador deste sistema.

Biografia do Autor

Fernando Hoffmam

Especializando em Direito e Novas Tecnologias Informacionais pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Jurídica no Novo Milênio, vinculado à UNIFRA e ao CNPQ.

Larissa Nunes Cavalheiro

Especializanda em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal (ESMAFE-RS) e em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano. Advogada. Santa Maria – RS.

Valéria Ribas do Nascimento, Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA)

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com período de pesquisa na Universidade de Sevilha; Mestre em Direito Público pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA); Professora de Direito Internacional Público e do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões(URI/Santo Ângelo); Advogada. Email:valribas@terra.com.br

Downloads

Publicado

2016-01-28

Como Citar

Hoffmam, F., Nunes Cavalheiro, L., & Ribas do Nascimento, V. (2016). PROCESSO E (PÓS)MODERNIDADE: TRAÇOS INQUISITÓRIORACIONALISTAS NO DIREITO PROCESSUAL CONTEMPORÂNEO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 7(7). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/21129