SUSPIROS CURRICULARES EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESPAÇOSTEMPOS VIRTUAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE

Deluzia Daleprane Queiroz Péres, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes

Resumo


Objetiva evidenciar as produções curriculares de um grupo de professores do Ensino Fundamental do Município de Vitória/ES durante a pandemia de COVID 19 em 2020 com o isolamento social e o ensino remoto como garantia das aulas. Problematiza como ocorreu a reconfiguração dos espaçostempos escolares como virtuais. Destaca os dados produzidos via pesquisa de mestrado em andamento. Fundamenta-se nas contribuições teóricas de Kastrup (2008), Levy (2003), Gallo (2008) e, metodologicamente, apoia-se na cartografia (KASTRUP, 2008), como pesquisa-intervenção, mobilizando na produção de dados, recursos tecnológicos, como Google Meet, Murais Virtuais e aplicativos para participações coletivas, que possibilitaram conversações virtuais com professores, ampliando o compartilhamento das intensidades do momento. Destaca a relevância espaçostempos virtuais na produção educativa nas escolas, considerando a potência dos usos dos artefatos culturais tecnológicos e a potência da formação docente nesse período. Indica que em meio a um período tão singular e conturbado, foi possível produzir inventividades, currículos outros, de maneira colaborativa com o coletivo de professores e estudantes.

 


Palavras-chave


Ensino remoto; Pandemia; Artefatos culturais tecnológicos; Formação docente; Currículo

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66592

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