"O TRABALHO QUE O EDUCADOR FAZ É IR ALÉM": UMA CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL COM DENISE PEIXOTO, EDUCADORA DO MUSEU PAULISTA
Resumo
A conversa com Denise Peixoto abordou aspectos relacionados à sua trajetória enquanto educadora da Universidade de São Paulo - USP, atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia/USP e no Museu Paulista/USP, que, após 8 anos com suas exposições fechadas ao público, reabrirá em setembro de 2022. Formada em História, com mestrado em Arqueologia, narra como a sua aproximação com a Arqueologia influenciou seu modo de atuação como educadora. A conversa abordou temas envolvendo as especificidades de atuação em um museu universitário, relação com o corpo docente, a importância dos discentes e da diversidade de cursos, as possibilidades múltiplas de atuação de um educador em museus, acessibilidade, inclusão e seus desafios e finaliza com algumas palavras para quem quiser se tornar um educador museal.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARRUDA, Isabela Ribeiro de. Portas fechadas. Museu fechado? Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo: Sesc-SP, Dossiê: Memória, Cidade e Museu: Entre Silêncios e Mobilizações, n.5, set. 2017. Disponível em: https://centrodepesquisaeformacao. sescsp.org.br /revista/Revista_CPFn05.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.
LOPES, Maria Margaret. A favor da desescolarização dos museus. Educação & Sociedade. n, 40, dez, 1991. Disponível em: https://sisemsp.org.br/blog/wp-content/uploads/ 2016/04/A-favor-da-desescolariza%C3%A7%C3%A3o-dos-museus.pdf. Acesso em: 23 mar 2022.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Plano Diretor do Museu Paulista da USP (1990-1995). São Paulo: Museu Paulista, 1990.
DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66199
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.