"O TRABALHO QUE O EDUCADOR FAZ É IR ALÉM": UMA CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL COM DENISE PEIXOTO, EDUCADORA DO MUSEU PAULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66199

Palavras-chave:

Educação museal. Acessibilidade em museus. Museu universitário

Resumo

A conversa com Denise Peixoto abordou aspectos relacionados à sua trajetória enquanto educadora da Universidade de São Paulo - USP, atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia/USP e no Museu Paulista/USP, que, após 8 anos com suas exposições fechadas ao público, reabrirá em setembro de 2022. Formada em História, com mestrado em Arqueologia, narra como a sua aproximação com a Arqueologia influenciou seu modo de atuação como educadora. A conversa abordou temas envolvendo as especificidades de atuação em um museu universitário, relação com o corpo docente, a importância dos discentes e da diversidade de cursos, as possibilidades múltiplas de atuação de um educador em museus, acessibilidade, inclusão e seus desafios e finaliza com algumas palavras para quem quiser se tornar um educador museal.

Biografia do Autor

Denise Cristina Carminatti Peixoto, Museu Paulista da USP

Educadora na Seção Técnico-Científica de Educação, Museografia e Ação Cultural. Graduada em História (USP), especialista em Metodologia do Ensino (UNESP), especialista em Educação Ambiental (UNESP) . Mestre pelo Museu de Arqueologia e a Etnologia da USP.

Aline Miranda e Souza, Museu Nacional/ UFRJ Programa de Pós-Graduação em Educação/UERJ

Educadora Museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN). Graduada em Ciências Sociais (UFRJ) e em História (UFF), e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (PROPED/UERJ)

Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Museu da Geodiversidade (MGeo - IGEO - UFRJ) Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO - MAST)

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2006); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2009); Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014), Doutora em Ciências (Geologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014) e Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq, na Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2017-2018). Atualmente é museóloga e vice-diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo - IGEO - UFRJ), membro do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (UFRJ), representante do CCMN para assuntos de acessibilidade, pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, do Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozoicas (LECP - UNIRIO) e do Laboratório Geodiversidade e Memória da Terra (UFRJ) e professora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO - MAST). Atua principalmente nos seguintes temas: Museologia, Museografia, Patrimônio Natural (com ênfase em Patrimônio Geológico e Científico e Geoconservação), Divulgação Científica, Museus Universitários e Museus Acessíveis

Referências

ARRUDA, Isabela Ribeiro de. Portas fechadas. Museu fechado? Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo: Sesc-SP, Dossiê: Memória, Cidade e Museu: Entre Silêncios e Mobilizações, n.5, set. 2017. Disponível em: https://centrodepesquisaeformacao. sescsp.org.br /revista/Revista_CPFn05.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

LOPES, Maria Margaret. A favor da desescolarização dos museus. Educação & Sociedade. n, 40, dez, 1991. Disponível em: https://sisemsp.org.br/blog/wp-content/uploads/ 2016/04/A-favor-da-desescolariza%C3%A7%C3%A3o-dos-museus.pdf. Acesso em: 23 mar 2022.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Plano Diretor do Museu Paulista da USP (1990-1995). São Paulo: Museu Paulista, 1990.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

PEIXOTO, Denise Cristina Carminatti; SOUZA, Aline Miranda e; CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de. "O TRABALHO QUE O EDUCADOR FAZ É IR ALÉM": UMA CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL COM DENISE PEIXOTO, EDUCADORA DO MUSEU PAULISTA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 275–290, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66199. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66199. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.