CULTURA DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65980

Palavras-chave:

Cultura Digital. Ensino E Aprendizagem. Arte.

Resumo

RESUMO

Este trabalho é fruto de um projeto pedagógico interdisciplinar que aborda o uso das mídias digitais no ensino e na aprendizagem de alunos/as de uma escola pública de um dos quatrocentos e dezessete municípios da Bahia. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do uso das mídias digitais no ensino e na aprendizagem, a partir de projetos que envolvem o uso do aplicativo, Canva for Education. O referencial teórico contemplou discussões acerca de Arte, cultura digital, projetos pedagógicos, ensino e aprendizagem levando à reflexão a temática pesquisada. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em projetos pedagógicos aplicados durantes o mês de setembro de 2020 que consistiram na observação e análise das habilidades e produções dos discentes. Os dados obtidos indicam a disposição e compromisso que os discentes tem para criar, contextualizar e apreciar as artes através das mídias digitais. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a importância da cultura digital na inclusão das práticas pedagógicas como forma de despertar o ensino e aprendizagem através da arte e tecnologia.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Digital.  Ensino E Aprendizagem. Arte.

Biografia do Autor

Imara Queiroz Bispo, UFSB

Mestra em Ensino e Relações Étnicos Raciais - UFSB; Especialista em Mídias na Educação - UESB; especialista em Artes Visuais - FAVENI; Licenciada em Letras Vernáculas - UESC; Licenciada em Artes Visuais com Ênfase em Digitais -UFRPE, com conhecimento teórico e prático na área da fotografia, Licenciada em Pedagogia - UNISA. Professora efetiva de Artes no Município de Cairu Bahia, Coordenadora Pedagógica dos anos finais no Município de Itacaré Bahia. Busco proporcionar para os discentes do Ensino Fundamental II o ensino das Artes mediado pelas tecnologias digitais dando ênfase à fotografia e as relações étnicos raciais. Na área da coordenação busco coordenar, gerir situações problemas, planejar projetos pedagógicos.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

BISPO, Imara Queiroz. CULTURA DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–20, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65980. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65980. Acesso em: 18 abr. 2024.