DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA EM MORFOLOGIA E SINTAXE

Jakeline Simões Gomes, Nedja Lima de Lucena

Resumo


O contexto pandêmico ocasionado pela Covid-19 trouxe consigo diversos desafios para a sociedade, em especial, no âmbito da educação em todos os níveis. Das mudanças nas relações interpessoais à gerência de um modelo de ensino aliado as tecnologias da informação e comunicação (TICs), o ensino presencial migra para a dimensão educacional remota que surge como uma estratégia educacional temporária, a fim de dirimir o impacto que a crise de saúde pública impõe. Por consequência, essa estratégia tem permitido a reflexão sobre as práticas educacionais e sobre o processo de ensino-aprendizagem em um contexto de isolamento social sem data certa para acabar. Nessa linha, neste trabalho, objetivamos relatar uma experiência desenvolvida na esfera do Ensino Superior, na graduação em Letras, a partir do componente curricular “Elementos de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa”, ofertado na modalidade presencial e adaptado à forma remota de ensino no ano de 2020. Diante disso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa em que se busca discutir a experiência vivenciada no Ensino Superior nesse contexto de ensino remoto. Concluímos que o formato remoto não substitui a vivência cotidiana presencial, mas pode ser uma experiência significativa, sobretudo, quando o trabalho envolve a cooperação entre os sujeitos. 


Palavras-chave


Docência no ensino superior; Ensino remoto; Morfologia; Sintaxe.

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65842

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