OS DESDOBRAMENTOS DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65007

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Práticas Educativas, Ciberespaço.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar e descrever como o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) vem influenciado as práticas educativas dos professores na rede de ensino do município de Palhoça/SC. Uma vez que estas fazem parte do nosso cotidiano e vem alterando a sociedade em que vivemos, sendo incorporadas nas práticas sociais e escolares, possibilitando mudanças em todas as áreas que atuam. Como ocorre o movimento de apropriação das tecnologias dentro do espaço escolar, como estas modificam as práticas educativas, as ações dos educadores? Nos inquieta como tais mudanças são percebidas pela comunidade escolar e pelos profissionais da área da educação, sobretudo no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem. Será que o uso das TDIC’s proporciona um novo paradigma da educação, de uma educação mais aberta, inovadora, que possibilita o trabalho colaborativo. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e se caracteriza como pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, com docentes que lecionam as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foram selecionadas escolas do município de Palhoça/SC: uma municipal, uma estadual e uma privada. Observando-se como critério de seleção a utilização constante das tecnologias nas práticas escolares. As respostas revelaram que em relação à inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, muitos docentes utilizam as tecnologias digitais nas atividades desenvolvidas sem receio, porém no processo de ensino-aprendizagem é produzido ainda um ensino tradicional, com aulas expositivas. 

Biografia do Autor

Sabrina Rios, Universidade Estadual de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Santa de Catarina (PPGE/UDESC), na linha de Educação, Linguagens e Cultura Digital. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Municipal de Palhoça (2016-2017). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo Centro Universitário FAVENI (2020-2021). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009-2013) e Faculdade Municipal de Palhoça (2013-2015). Participei do projeto como bolsista de iniciação científica, projeto: Identidade profissional e formação de professores na cibercultura. No período da graduação atuei como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atividade de estágio como tutora no curso de capacitação à distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente trabalho na rede de ensino do município de Palhoça como Orientadora Educacional. Interesse pelas áreas de formação de professores e tecnologias educacionais.

Luzinete Carpin Niedzieluk, Faculdade Municipal de Palhoça

Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), graduação em Curso de Educação Artística Artes Plásticas-Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Claretiano (2020). Mestrado em Linguística Aplicada pela UFSC (2001) e Doutorado também em Linguística Aplicada (UFSC - 2007). Estágio Pós-Doutoral (UFSC 2014). Estágio Pós-Doutoral (UDESC 2017). Atuou como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de Santa Catarina e da UNIBAN. Atualmente é professora titular da Faculdade Municipal de Palhoça. Coordena e é Editora-chefe da Revista Vias Reflexivas e da Editora da FMP, coordenou o curso de extensão: Faculdade da Maturidade e o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Atividades Complementares (NUPEAC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e em Linguística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua materna, letramento, multiletramentos, gêneros do discurso multimodais, formação de professores, leitura e produção de textos nos ensinos fundamental, médio e superior, elaboração e avaliação de material didático impresso. Atuou como consultora na Acafe, Coperve e em instituições particulares e públicas. Membro do Núcleo de Estudos Semióticos e Interdisciplinares - NEST/UDESC.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

RIOS, Sabrina; NIEDZIELUK, Luzinete Carpin. OS DESDOBRAMENTOS DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM DOCENTES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–23, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65007. Acesso em: 25 abr. 2024.