ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO

Polena Valesca de Machado e Silva

Resumo


Este artigo tem como objeto de estudo as possibilidades de alfabetização e letramento com crianças de idade escolar entre 6 e 7 anos de idade, no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Para realizar o estudo, foram utilizados pressupostos investigativos no campo da alfabetização e do letramento, como os estudos de Ferreiro (2010), Soares (2002, 2003, 2011), Teberosky e Colomer (2003), entre outros, utilizando de uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória sobre alfabetização e letramento. Tem-se como objetivo apresentar os resultados dos estudantes, no ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19. A respeito da criança, entendemos que ela se constitui, a partir da perspectiva vigotskiana, como sujeito de uma construção sócio-histórica cultural, capaz de interagir com a sociedade em que vive. Nesse sentido, o presente trabalho é resultado das aprendizagens das crianças, realizadas em duas turmas do 1º ano dos Anos Iniciais, da escola Lápis de Cor-ELC, da rede privada do município de Natal/RN, entre os meses de março e dezembro do ano de 2020. Os resultados obtidos no período indicado mostram que as crianças conseguiram se apropriar da alfabetização e do letramento, mesmo estando no ensino remoto, utilizando de diferentes instrumentos, os quais proporcionaram o desenvolvimento desse processo, bem como o desenvolvimento dos sujeitos. Sendo assim, percebemos que, ao final do ano letivo, foi possível ver a materialização das estratégias utilizadas virtualmente, consolidando, assim, a hipótese de escrita alfabética nas turmas supracitadas - algo que era temido e desconhecido no início de 2020.


Palavras-chave


Alfabetização; letramento; pandemia; ensino remoto

Texto completo:

PDF

Referências


Vozes, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, Maria Angélica Freire de. MENDONÇA, Rosa Helena. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. (org.). --São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

FILHO, Gabriel de Andrade Junqueira. Conversando, lendo e escrevendo com as crianças. In: CRAIDY, Carmem Maria.; KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. Educação Infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a uma prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MINAYO, Maria Cecilia. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6.ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). Brasília/DF, 2001.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas, São Paulo, v. 2, p. 15-33, 2015.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

SOARES, Magda. O que é letramento. In: Diário na escola – Santo André. 2003. Disponível em: http://www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf Acesso em: 23/07/2021.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n.81, p.143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf Acesso em 23/07/2021.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. LURIA, Alexander Romanovich. LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7. ed. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1934/2001.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64568

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.