INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO MAST E MEDIAÇÃO ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSEAL EM CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64541

Palavras-chave:

Educação Museal Online - Instrumentos Científicos Históricos - Visitas Mediadas - Museu de Astronomia e Ciências Afins

Resumo

O trabalho apresenta relato de experiência de ações de Educação Museal Online, com especial ênfase para visitas, envolvendo Instrumentos Científicos Históricos do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no contexto da pandemia de Covid-19. O texto inicia apresentando os desafios enfrentados por pesquisadores da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência e foca nas soluções adotadas pelo projeto Popularização da C&T a partir dos Instrumentos Científicos de valor Histórico do MAST com a realização de postagens no Facebook e visitas online. Em seguida, apresenta-se referencial teórico-metodológico destas ações baseado em modelos e modelagens, interatividade e Tendências Pedagógicas Progressistas. São narradas as experiências de adaptação de duas visitas presenciais para a modalidade online, bem como sua execução. Por fim, a partir destas experiências, considera-se que as visitas online obtiveram: relações conversacionais mais aprofundadas, formas análogas de interatividade com a experiência das visitas presenciais e grande abrangência geográfica. Entretanto, é preciso considerar como desafios a inclusão de práticas que promovam maior acessibilidade e formas de levar tais ações a pessoas sem internet de banda larga. 


Referências

ALMEIDA, Adriana; ABADIA, Lília; JUNQUEIRA, Fernanda; POHIA, Suzana; ROCHA, Jessica; FONSECA, Gabriela; CASTRO, Fernanda; MARTINS, Luciana. (2021). Como podemos conhecer a prática da educação museal no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19? Relato de uma pesquisa colaborativa. In: Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v.14, n. 2, 2021. p. 226-243. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/355383368_Como_podemos_conhecer_a_pratica_da_educacao_museal_no_Brasil_em_tempos_de_pandemia_de_Covid-19_Relato_de_uma_pesquisa_colaborativa>. Acesso em: dez. 2021.

BRENNI, Paolo. Trinta Anos de Atividades. Instrumentos Científicos de Interesse Histórico. In: ANDRADE, Ana Maria Ribeiro de. Caminhos para as Estrelas: reflexões em um museu. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2007, 162-179.

COMITÊ PARA EDUCAÇÃO E AÇÃO CULTURAL DO BRASIL (CECA BR); REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS (REM BR). Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. Disponível em: <http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2021.

FALCÃO, Douglas. Instrumentos científicos em museus – em busca de uma pedagogia de exibição. VALENTE, Maria Esther. (Org.). Museus de Ciência e Tecnologia: interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2008, p.125-130.

GILBERT, John and BOULTER, Carolyn. Challenges and opportunities of developing models in science education. In: ______. (ed.). Developing Models in Science Education.

Dordrecht: Kluwer, 2000, p. 343-362.

LIB NEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1985, 160 p.

MARANDINO, M. (Org.). Educação em museus: mediação em foco. São Paulo: Geenf/FEUSP, 2008, 48 p.

MARTI, Frieda Maria; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Museal Online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. Rev. Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai/ago. 2019, p. 41-66. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/44589/30507>. Acesso em: dez. 2021.

MARTI, Frieda Maria. A educação museal online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2021.

MARTI, Frieda; COSTA, Andréa Fernandes. A Educação Museal em Tempos de Pandemia: desafios e dilemas de um campo em construção. COLACIQUE, Rachel; SANTOS, Rosemary dos; AMARAL, Mírian. (org.). Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia. 1 ed. Rio de Janeiro: Independente, 2021, p. 189-208.

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (MAST). Inventário da Coleção de Objetos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins. 2 ed., rev. e ampl., Rio de Janeiro: MAST, 2011, 233 p.

SOUZA, Adriana Vicente da Silva de. A Ciência Mora Aqui: reflexões acerca dos museus e centros de ciência interativos do Brasil. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e da Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Rio de Janeiro, 2008.

VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; ALMEIDA, Ronaldo de. Os instrumentos científicos do MAST na perspectiva educacional e de divulgação da ciência. In: VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele (Org.). Educação no MAST: 30 anos de ações e pesquisas. Rio de Janeiro: MAST, 2015, v. 2, p. 284-310.

WAGENSBERG, Jorge. A favor del conocimiento científico (los nuevos museos). Éndoxa, Séries Filosóficas, n. 14. Madrid: UNED, 2001, p. 341-356. Disponível em: <http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:Endoxa-2001560BF1E6-2DE5-0514-528C-43ACFB75776E/favor_conocimiento.pdf>. Acesso em: Dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

SÁ REGO MATOS, Claudia; CHAMUSCA, Caroline; VALIATE, Larissa; FALCÃO, Douglas. INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO MAST E MEDIAÇÃO ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSEAL EM CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 214–233, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.64541. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64541. Acesso em: 26 abr. 2024.