A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E MUSEUS DE CIÊNCIA NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DA CASA DA CIÊNCIA DA UFRJ

Livia Mascarenhas de Paula Cunha, Ana Carolina de Jesus dos Santos, Renata Zappelli Marzullo, Elaine Barros Siqueira

Resumo


Considerando a importância da compreensão acerca da ciência e da tecnologia, seus usos e controvérsias, bem como a relevância desse entendimento para o exercício da cidadania, encontramos nos museus e centros de ciência e tecnologia, espaços relevantes na diminuição das distâncias entre ciência e sociedade. Esses locais, com suas variadas atividades para diversos públicos, podem servir também como ferramentas para a inclusão social. Nesta perspectiva, uma relação de grande relevância para os museus de ciências são as estabelecidas com professores, escolas e secretarias de educação. Com destaque especial aos professores, que podem atuar como peças-chave na construção de relacionamentos sólidos em que a função social do museu seja percebida da melhor forma possível. Nestes últimos tempos, entretanto, as ações tanto de escolas quanto dos museus precisaram ser repensadas, devido à pandemia de COVID-19. Por conta da suspensão das atividades presenciais, nos foram apresentados novos desafios tanto de atuação quanto de relacionamento com esse público. Neste relato de experiência buscamos apresentar as ações voltadas para professores que a Casa da Ciência da UFRJ vem realizando durante esse período de pandemia. A partir das observações da equipe e dos dados coletados, percebemos diversos desafios que vêm se apresentando ao longo do processo de construção e manutenção das ações, especialmente no que diz respeito à atuação nas mídias digitais e a manutenção do vínculo com os professores. Apontamos ao final, a importância de ações que favoreçam o diálogo entre museus e professores, a fim de que um ambiente colaborativo seja desenvolvido.


Palavras-chave


Museus e centros de ciência; Professores; Mídias sociais digitais; Pandemia de COVID-19

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Alessandro; BARROS, Héliton; STUDART, Denise. A reinvenção de um museu de ciências em tempos de pandemia. Revista Museu. 2021. Disponível em: < https://www.revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2021/11291-a-reinvencao-de-um-museu-de-ciencias-em-tempos-de-pandemia.html>. Acesso em 23/12/2021.

CARVALHO, Cristina; LOPES, Thamiris. O Público Infantil nos Museus. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 911-930, jul./set. 2016.

CASTELFRANCHI, Yuji. O Museu como catalisador da cidadania científica. In: Massarani, Luisa; NEVES, Rosicler. AMORIM, Luís. (org). Divulgação Científica e Museu de Ciência: O Olhar do visitante – Memórias do evento. Rio de Janeiro: Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz/FOICRUZ, RedPop. p.37-46. 2016

CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros; GOMES, Isabel Lourenço; VALENTE, Maria Esther. Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência. Museologia & Interdisciplinaridade. Vol 4, nº7, p 203-223. Out./Nov. de 2015.

COSTA, Andrea Fernandes. A importância da colaboração museu-escola. In: Guia de visitação ao Museu Nacional: reflexões, roteiros e acessibilidade. ANDRADE, Antonio Ricardo Pereira de (org). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, p.7-10. 2013.

COSTA, Andrea Fernandes; NASCIMENTO, Cecília Maria Pinto; MAHOMED, Carla; REQUEIJO, Flávia; CAZELLI, Sibele. 2007. Pensando a Relação Museu-Escola: o MAST e os professores. In: Anais do Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. 2007, Florianópolis. CD-ROM

DICKSON, David; KEATING, Barbara; MASSARANI, Luísa. (ORG). Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net: Brasília, DF : Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004.

ICOM. Conselho Internacional de Museus. Museos, profesionales de los museos y COVID-19: resultados de la encuesta. Disponível em: https://icom.museum/wpcontent/uploads/2020/05/Informe-museos-y-COVID-19.pdf Acesso em: 26 de dezembro de 2021

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. A análise da parceria museu-escola como experiência social e espaço de afirmação do sujeito. In. GOUVÊA, Guaracira. et. al. (org.) Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access (2003): 107-128.

MARTI, Frieda; COSTA, Andrea Fernandes. A Educação Museal em tempos de pandemia: desafios e dilemas de um campo em construção. In: COLACIQUE, Rachel; SANTOS, Rosemary dos; AMARAL, Miriam (org.) Práticas pedagógicas em tempos de pandemia. 1 ed. Rio de Janeiro: Independente, 2021. p. 189 – 208.

MARZULLO, Renata; DOS SANTOS, Ana Carolina; CAVALCANTI, Jeniffer; DA SILVA, Letícia. Museus e centros de ciência na cibercultura: uma análise das mídias sociais digitais da Casa da Ciência da UFRJ em tempos de pandemia. III Seminário Acervos Culturais em Rede: Os museus e as redes durante a pandemia, 2021.

MASSARANI, Luisa. Desafios da divulgação científica na América Latina. In: Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net: Brasília, DF : Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004, p. 11-14.

PAULA, Livia Mascarenhas de. (2017). Para além do apertar botões: A função social dos museus participativos de ciências. (Tese de doutorado). Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro.

PAULA, Livia Mascarenhas de; PEREIRA, Grazielle Rodrigues; COUTINHO-SILVA, Robson. A função social dos museus e centros de ciências: integração com escolas e secretarias de educação. Ciência e Cultura, v. 71, n. 2, p. 04-05, 2019.

PDI. Plano de desenvolvimento institucional da Casa da Ciência da UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 48p, 2017.

SIMÕES, Luciane Correia; MORAES, Monica Cristina de. A casa, o espaço e suas funções sociais: a ressignificação do passado no presente. Anais do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, v. 15, 2016.

SIMÕES, Luciane Correia. Museu de Ciência? Centro Cultural? Os dois! Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Anais do XV ENECULT. p. 1-13. 2019.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64535

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.