MUSEU DA VIDA FIOCRUZ E COVID19: EDUCACÃO, CIÊNCIA E CULTURA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64441

Palavras-chave:

Museu da Vida, educação e cultura, divulgação científica, popularização da ciência, promoção da saúde, pandemia

Resumo

Nesse relato produzimos reflexões sobre o histórico do Museu da Vida Fiocruz no campo da promoção da saúde, abordando conceitos centrais e as características da conjuntura social que enfrentamos durante a pandemia. Destacamos as diferentes estratégias educativas desenvolvidas durante os dois anos de pandemia (2020-2021) trabalhando remotamente. Apontamos também aprendizados e desafios enfrentados pela equipe de educadores do museu no contexto da realidade brasileira. Entendemos que conseguimos superar e reforçar os aspectos positivos, mantendo o trabalho educativo a partir da rede de afetos que construímos, mesmo à distância, que acolheu e deu suporte a todas e todos da equipe para que o trabalho continuasse a ser desenvolvido com qualidade para todos os públicos, mesmo em face das adversidades.

Biografia do Autor

Maria Paula de Oliveira Bonatto, Fundação Oswaldo Cruz

Bióloga, Mestre em educação, Doutora em Saúde Pública, coordenadora do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz.

Bianca Santos Silva Reis, Museu da Vida Fiocruz

Pedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Acessibilidade, Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, Seção de Formação.

Priscilla Abrantes da Silva, Museu da Vida Fiocruz

Geógrafa, Mestre em geografia, Especialista em Educação Básica, Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, Núcleo de Desenvolvimento de Públicos, Ações Territorializadas.

Suzi Santos de Aguiar, Museu da Vida Fiocruz

Historiadora, Mestre em Divulgação e Popularização da Ciência, Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, Seção de Ações Educativas.

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

BONATTO, Maria Paula de Oliveira; REIS, Bianca Santos Silva; SILVA, Priscilla Abrantes da; AGUIAR, Suzi Santos de. MUSEU DA VIDA FIOCRUZ E COVID19: EDUCACÃO, CIÊNCIA E CULTURA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 93–119, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.64441. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64441. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática