RELATO SOBRE A DOCÊNCIA: CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS - RECOMENDAÇÕES E PROTOCOLOS VOLTADOS AO PATRIMÔNIO CULTURAL, EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID - 19-2020

Annelise Costa Montone, Andréa Lacerda Bachettini

Resumo


Este texto foca em uma experiência de ensino do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, na área de conservação de acervos em museus, durante o “Semestre Alternativo” proposto pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que ocorreu entre 22 de junho e 12 de setembro de 2020. Pretende-se relatar a organização da disciplina e sua implementação no ambiente virtual, que proporcionou um espaço de reflexão para os discentes, em torno das condições impostas aos locais de guarda de acervos (galerias, bibliotecas, arquivos e museus) pela quarentena e pelo risco de contaminação pelo COVID-19, seus desdobramentos, compreendendo seus trabalhadores, usuários e acervos. A metodologia se amparou em cursos de capacitação online, debates e orientações pedagógicas específicas para o desenvolvimento de atividades, normalmente oferecidas de modo presencial, na plataforma e-Aula/UFPEL, direcionadas para uma experiência 100% online, programada para ser concluída em seis semanas. O resultado das discussões propostas com os discentes foi um documento com recomendações para os museus e projetos que atuam em acervos, da Rede de Museus/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC)/UFPEL, no sentido de orientar ações em possíveis cenários, durante a pandemia de COVID-19: de uma quarentena muito rígida à reabertura dos museus. O trabalho final da disciplina, adaptado recentemente, após 12 meses de sua elaboração, transformou-se em protocolo de medidas sanitárias para os museus da universidade, que se preparam para receber novamente seu público, em dezembro de 2021.


Palavras-chave


Ensino remoto. Conservação de acervos. Conservação de acervos na pandemia. Acervos universitários.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64398

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