A EDUCAÇÃO MUSEAL DO NÚCLEO DE OFIOLOGIA E ANIMAIS PEÇONHENTOS DA BAHIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Rejâne Maria Lira-da-Silva, David Santana Lopes, Ana Caroline Caldas de Almeida, Tatiale de Oliveira Rodrigues, Yukari Figueroa Mise

Resumo


A Pandemia pela COVID-19 vem provocando diversos impactos, inclusive na continuidade das ações de pesquisa e sua divulgação em museus universitários. Neste contexto, está o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA), museu universitário de ciências e itinerante e um grupo de pesquisa que prosseguiu com as atividades de produção/divulgação científica sobre os animais peçonhentos. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a analisar as experiências comunicativas e de educação museal dos(as) pesquisadores(as) do NOAP/UFBA quanto à produção/divulgação de suas atividades durante a Pandemia do COVID-19 em 2020. Através de entrevistas estruturadas foi possível identificar as distintas experiências educativas e comunicativas vivenciadas pelos participantes em reuniões online, webinários, lives e outros meios digitais de comunicação adotados durante as atividades, além das angústias e desafios enfrentados por esses(as) pesquisadores(as). Consideramos que esse estudo reconheceu a importância das pesquisas e da equipe do NOAP/UFBA, que mesmo diante das adversidades provenientes pela Pandemia, prosseguiu com o desafio de comunicar sobre animais peçonhentos em um museu universitário itinerante e estabelecer um diálogo possível entre a educação científica intercultural e a educação museal, divulgando a Ciência através das mídias digitais de comunicação, ultrapassando os limites da própria academia.


Palavras-chave


COVID-19. Educação Museal. Produção Científica. Divulgação Científica. Experiências Comunicativas. Plataformas Digitais de Comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Carla; RAMALHO, Marina; AMORIM, Luís. O Novo Coronavírus e a Divulgação Científica. Agência Fiocruz de Notícias, 2020. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Cultura. Política Nacional de Museus: Memória e Cidadania, 2003. 17p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.

CITELLI, Adilson; SOARES, Ismar; LOPES, Maria. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019.

COSTA, Maria; ROMANINI, Vinícius. A Educomunicação na Batalha Contra as Fake News. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 66-77, 2019.

ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS. Pergaminho Científico. Disponível em: https://encontrodejovenscientistas.wordpress.com/pergaminho-cientifico/. Acesso em: 16 ago. 2020.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2016.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM). Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, 2018. 132p.

JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014.

KAPLÚN, Mario. Del educando oyente al educando hablante. Revista diálogos de la comunicación. FELAFACS, no 37, p 18-28, setembro, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2014.

LIMA, Guilherme da Silva; GIORDAN, Marcelo. Entre o Esclarecimento e a Indústria Cultural: Reflexões sobre a Divulgação do Conhecimento Científico. IN: TAVARES, Denise; REZENDE, Renata. Mídias e Divulgação Científica - Desafios e Experimentações em meio à Popularização da Ciência. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2014.

LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria; LIRA-DA-SILVA, Josefa Rosimere; MISE, Yukari Figueroa; BRAZIL, Tania Kobler. Educando sobre animais peçonhentos e salvando vidas: a importância de um museu universitário temático. Revista Museologia e Patrimônio, v. 12, n. 1, p. 139-152, 2019.

LIRA-DA-SILVA, Josefa Rosimere; ALMEIDA, Rosileia Oliveira; LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Educação museal: investigando a mediação em um museu universitário itinerante. In: CASTRO, F.R. (Org). Anais: museu e educação: 60 anos da declaração do Rio de Janeiro. Cadernos de resumo das comunicações orais do Museu Histórico Nacional, p. 85-88, 2020.

LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria; OLIVEIRA-JÚNIOR, Nestor Barbosa; OLIVEIRA, Marglyn Anne Santana de; FONSECA, Micheli Ferreira. Educação Sobre Animais Peçonhentos: Experiência formativa de mediadores no contexto de um Museu Universitário Itinerante. Revista Enseñanza de las Ciencias. Actas electrónicas del XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021, p. 487-490, 2021.

LOURENÇO, Marta. Defining the university museum today: Between ICOM and the 'third mission'. (2019). Disponível em: http://umac.icom.museum/defining-the-university-museum-today-between-icom-and-the-third-mission/. Acesso em: 05 mai. 2020.

MARTI, Frieda Maria; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Museal Online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 41-66, mai/ago 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Unesco: pandemia pode levar a fechamento de 13% dos museus do mundo, 2020. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2021.

QUALLS, Noreen et al. Community mitigation guidelines to prevent pandemic influenza—United States, 2017. MMWR Recommendations and Reports, v. 66, n. 1, p. 1, 2017.

RIBEIRO, Ana; COSCARELLI, Carla. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SALMERÓN, Honório; RODRÍGUEZ, Sonia; GUTIÉRREZ, Calixto. Metodologías que optimizan la comunicación en entornos de aprendizaje virtual. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 34, p. 163-171, 2010.

SACAVINO Susana; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo, interculturalidad y educación: contribuciones desde América Latina. Collección primeiros passos. Ed. Desde Abajo, 2015.

SOARES, Ozias Jesus; GRUZMAN, Carla. O lugar da pesquisa na educação museal: desafios, panoramas e perspectivas. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, p. 115-139, 2019.

VIEIRA, Sabas; ARAÚJO, Ana. Ciência em tempos da pandemia COVID 19. Revista da FAESF, v. 4, 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus (COVID-19) Dashboard. Disponível em: https://covid19.who.int/region/amro/country/br. Acesso em: 10 de outubro de 2021.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62998

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.