IMPACTOS DA PANDEMIA NO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO RECIFE/PE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.61939Palavras-chave:
Pandemia, Trabalho Docente, Precarização.Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada com professores do ensino superior do Recife/PE, acerca das suas percepções do trabalho pedagógico vivenciado durante as atividades remotas, no período da Pandemia, em 2020. Realizamos questionário, através do google Meet com professores, e a partir das análises das respostas, buscamos compreender como os professores se sentiram e os desdobramentos que o período trouxe. O uso das tecnologias na educação está presente nas pesquisas de José Moran (2001), por isso recorremos aos seus trabalhos. Recorremos também a Foucault (1987) para compreender como as mídias digitais, enquanto tecnologias de poder, passaram a ditar as regras das relações de trabalho que foram estabelecidas na educação superior com o ensino remoto. Concluímos que a Pandemia acentuou a precarização do trabalho docente, despertou desafios e expôs realidades.
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