Fabulações imagéticas e produção de outras existências negras possíveis
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60593Palavras-chave:
Imagem. Racismo. Docência. Fotografia. ReligiosidadeResumo
O presente texto é parte da pesquisa guarda-chuva do grupo de pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI), no qual pretendemos problematizar a produção de um feminino atribuído à docência, por meio de ensaios fotográficos em que professoras se autoapresentaram, autorrepresentaram e se deram a ver a partir de questões que atravessam seus cotidianos nos espaçostempos das escolas e além delas. Neste trabalho, intersecciamos a questão racial e o racismo vivenciado por duas dessas docentes, refletindo sobre racismo e o rosto-professora por meio da produção de outras imagens possíveis sobre si, tendo a fotografia como dispositivo de pesquisa problematizador para pensarmos a invenção de si e do mundo. A partir de suas potências individuais, elas se colocaram a fabular outras imagens sobre ser mulher negra e professora para além da docência, a partir de elementos que também constituem suas existências enquanto mulher negra, como adereços de referência a religiões de matriz africana.
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