Fabulações imagéticas e produção de outras existências negras possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60593

Palavras-chave:

Imagem. Racismo. Docência. Fotografia. Religiosidade

Resumo

O presente texto é parte da pesquisa guarda-chuva do grupo de pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI), no qual pretendemos problematizar a produção de um feminino atribuído à docência, por meio de ensaios fotográficos em que professoras se autoapresentaram, autorrepresentaram e se deram a ver a partir de questões que atravessam seus cotidianos nos espaçostempos das escolas e além delas. Neste trabalho, intersecciamos a questão racial e o racismo vivenciado por duas dessas docentes, refletindo sobre racismo e o rosto-professora por meio da produção de outras imagens possíveis sobre si, tendo a fotografia como dispositivo de pesquisa problematizador para pensarmos a invenção de si e do mundo. A partir de suas potências individuais, elas se colocaram a fabular outras imagens sobre ser mulher negra e professora para além da docência, a partir de elementos que também constituem suas existências enquanto mulher negra, como adereços de referência a religiões de matriz africana.

Biografia do Autor

Maíra Mello

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ).

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Uerj; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uerj. Doutora Em Educação.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

MELLO, Maíra; SOARES, Maria da Conceição Silva. Fabulações imagéticas e produção de outras existências negras possíveis. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 327–343, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60593. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60593. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Produções Artísticas, Literárias e Culturais