EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TICs, CIBERCULTURA E GAMIFICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.60528

Palavras-chave:

TICs na educação. Gamificação. Cibercultura. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo discute os efeitos e a contribuição da cibercultura e gamificação no desenvolvimento do aprendizado dentro do contexto da educação formal. Para alcançar um entendimento sobre os temas, foi realizada uma revisão bibliográfica, por meio da qual foram buscados artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020 que incluíssem os seguintes descritores: TICs na educação, educação formal, cibercultura, gamificação e processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a gamificação apresenta resultados profícuos na aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Tais resultados estão relacionados, sobretudo, à capacidade motivacional que os jogos possuem decorrente das inserções sociovirtuais promovidas pela cibercultura. A gamificação — por meio de jogos digitais adequados — apresentam características lúdicas que se adaptam a diferentes contextos de aprendizagem e dão ao conteúdo estudado materialidade prática. Destaca-se também os efeitos positivos dos jogos digitais em atividades inclusivas, na medida em que se tornam mais baratos os custos com visitas virtuais a laboratórios, museus e outros espaços de aprendizado, o que, para além do acesso vislumbrado, permite ao educando novas formas de aquisição de conhecimento e troca de experiências, por meio de uma prática significativa. 

Biografia do Autor

Francielly Vieira Vieira de Brito, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Mestra em Educação pela Universidade Federa Rural do Rio de Janeiro, Especialista em Gestão Escolar Integrada e Educação do Campo pela Universidade Cândido Mendes e Pós graduada em Ensino Religioso pela Universidade Multivix, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba. Professora na rede estadual de ensino do Espírito Santo (SEDU) no CEIER - Centro Integrado de Educação Rural de Águia Branca.

Wanderley da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, diversidade cultural, autonomia e novas tecnologias. Professor Associado de Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ/PPGEA e Professor Coordenador do CEDERJ, Fundamentos da Educação I.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

VIEIRA DE BRITO, Francielly Vieira; SILVA, Wanderley da. EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TICs, CIBERCULTURA E GAMIFICAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–15, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.60528. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60528. Acesso em: 19 abr. 2024.