Luta antirracista na educação infantil em tempos de pandemia: o que as táticas docentes revelam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57270

Palavras-chave:

PANDEMIA 2021. ENSINO REMOTO. EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. NARRATIVAS DOCENTES. PRODUÇÃO AUDIOVISUAL. EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

A opção pela continuidade do ano letivo de 2020, na forma remota emergencial no Estado do Rio de Janeiro, resultou de deliberação político-administrativa exclusiva das instâncias de governo, cuja aplicação não foi acompanhada de um debate amplo e participativo na sociedade e, em particular, entre os profissionais de ensino, responsáveis pelos discentes e comunidade acadêmica. O objetivo deste artigo é apresentar táticas usadas por professores da educação infantil para uma educação antirracista, em meio às inadequações das instituições, realidades locais e as limitações de atendimento mínimo dos objetivos previstos na legislação brasileira relativos a cada nível de ensino. Tais astúcias dos praticantes do cotidiano são apontadas como decisivas, no sentido de evitar que a acentuada desigualdade social no interior da sociedade seja agravada pelas precárias condições de inclusão digital presentes nos lares brasileiros. Como demonstração do resultado da pesquisa, alicerçada em narrativas de docentes atuantes na educação infantil do município de Magé e interpretadas por meio da combinação dos conceitos de Boaventura de Souza Santos, Michel de Certeau e de Paulo Freire, são apresentadas três experiências do emprego de táticas que subvertem às funções atribuídas ao ensino remoto pelos gestores educacionais.

Biografia do Autor

Daise Santos Pereira, PUC-Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pós-graduada em Ensino de História e Ciências Sociais (2015) pela mesma instituição e Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI/IBio/UFF. Professora da Educação Básica nos municípios de Magé e Petrópolis. Mediadora Presencial do Consórcio Cederj, lecionado a disciplina de atividade de Extensão Ciência, Saúde, Educação e Ambiente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Integra o Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC) da PUC-Rio, coordenado pela professora Vera Candau. Autora de materiais didáticos (MEC), para alunos e professores da Educação Básica. Possui interesse nas seguintes temáticas: Educação para as Relações Étnico-raciais, Educação Decolonial e Interculturalidade, Interdisciplinaridade, questões de ensino, materiais/métodos e Narrativas docentes. 

Marcia Guerra Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ

Historiadora (UFF), doutora em Educação (PUCSP), Professora da Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras. IFRJ/SG

Alana Alves Pereira, SEMEC Magé

Geógrafa (UERJ), Pós Graduada em Alfabetização das classes populares (UFF), Professora de educação infantil em Magé.

Maria Cecília Ribeiro Paixão, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé - SEMEC/MAGÉ

Pedagoga (UERJ), cursando especialização em Historias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras (IFRJ). Professora das séries iniciais em Magé.

Referências

BRASIL. CNE. (2020). Parecer Com Diretrizes Para Reorganização dos Calendários Escolares e Realização de Atividades não presenciais pós retorno.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais e para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.

BITTENCOURT, M. Michel de Certeau 25 anos depois: atualidade de suas contribuições para um olhar sobre a criatividade dos consumidores. Revista Polêmica. v. 11, n. 2 (2012). Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/issue/view/245. Acesso em: 20 de março de 2020.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

COSTA, A. B. e JESUS, V. M. B. Tecnologia Social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. In: COSTA, Adriano Borges. (Org.) Tecnologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Pólis; Brasilia: Fundação Banco do Brasil, 2013. (pp. 17-31)

DOMINICK, Rejany dos Santos. Imagens - memórias vividas e compartilhadas na formação

docente: os fios, os cacos e a corporificação dos saberes. Tese de Doutorado. Faculdade de

Educação da UNICAMP. Campinas, SP: [s.n.], 2003.

DOMINICK, Rejany dos Santos et al (2017). Desafios à escola brasileira a aos seus profissionais: diversidade e inclusão. In: SANTIAGO, Mylene Cristina e AKKARI, Abdeljalil (orgs.) Formação de professores e perspectivas interculturais. 1ª ed. – Rio de Janeiro : Autografia, 2017.

FLORES, N; ARNT, A. Desigualdade social e tecnologia: o ensino remoto serve para quem? COVID-19/ Blogs de Ciências da UNICAMP. São Paulo, 2020. Disponível em: < https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/desigualdade-social-e-tecnologia-o-ensino-remoto-serve-para-quem/> Acesso em: 18/01/2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

GOMES, Nilma Lino. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnicoraciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1.ed. Brasília: MEC; Unesco; IPEA, 2012.

KNOP, Marcelo Ferreira Trezza. Desigualdade Digital e Desigualdade Social no Brasil. Tese de Doutorado. UFJF- Juiz de Fora, 2020. Disponível em: < https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11695 > Acesso em: 20/01/2021.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Educação e Militância Decolonial. 1ª ed. – RJ: Editora Selo

Novo, 2018.

PEREIRA, Daise dos Santos. A Questão Étnico-racial a partir do meu olhar sobre o olhar da criança: promovendo experiências instituintes. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2018.

PEREIRA, Daise dos Santos. A Questão Étnico-racial, perspectivas teóricas críticas e processos educativos em diálogo. Revista Novamerica. Nº 165 * jan-mar/2020. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/ong/?p=1503. Acessado em 14/04/2020.

PEREIRA, Márcia Guerra; PEREIRA, Daise dos Santos. A (re)significação das imagens-memórias da formação docente para a inclusão da diversidade. XVIII ENDIPE, UFMT. Cuiabá, 2016. Disponível em: < https://www.ufmt.br/endipe2016/artigos-completos-eixo-2/> Acesso em: 10/01/2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do Império Cognitivo: a Afirmação das Epistemologias do sul – 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. - CEBRAP [online]. 2007, n.79, pp.71-94. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300004&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 21-01-2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Ed. Almedina, 2020.

SAMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, M.; SARMENTO, M. As crianças, contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança, 1997.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

PEREIRA, Daise Santos; PEREIRA, Marcia Guerra; PEREIRA, Alana Alves; PAIXÃO, Maria Cecília Ribeiro. Luta antirracista na educação infantil em tempos de pandemia: o que as táticas docentes revelam?. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 259–278, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.57270. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/57270. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática