APRESENTAÇÃO: ATOS DE CURRÍCULO E RE-EXISTÊNCIA NA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53802Palavras-chave:
, educação, cibercultura, atos de currículo, re-existência nas redes digitais.Resumo
O presente dossiê apresenta como temática principal os atos de currículo e re-existência na cibercultura, com artigos que transversalizam diferentes espaçostempos da educação, com práticas em diversas modalidades e regiões do Brasil. Contando com artigos de temáticas variadas dentro das tecnologias digitais em rede, apostamos na pluralidade de possibilidades que a educação contemporânea nos mostra, construindo uma rede de saberes inspiradores. No momento da publicação desse dossiê, de distanciamento social físico imposto pela Covid-19, as práticas expostas nesses artigos são mais do que bem-vindas, são necessárias e contribuem para um fazerpensar docente em situação de excepcionalidade. Os textos que compõem este dossiê abordam temas como táticas pedagógicas dos professores nômades no ciberespaço, o perfil do professor na cibercultura, e-learning como ferramenta digital híbrida, ativismo de mulheres nas redes sociais, o aplicativo Whatsapp no ensino de biologia, memes e ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia e cultura maker e pensamento computacional no ensino fundamental. Pesquisas com diferentes metodologias, epistemologias e abordagens teóricas, que apresentam achados que podem contribuir sobremaneira para práticas educacionais com usos de artefatos tecnológicos, em especial em um momento de ressignificação da profissão docente como o que estamos vivendo. Atuamos na esperança que esses textos inspirem pessoas e sejam levados a múltiplos espaços educacionais, para uma educação socialmente referenciada, problematizadora, de qualidade e que garanta o direito de acesso, permanência e êxito.Referências
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