APRESENTAÇÃO: ATOS DE CURRÍCULO E RE-EXISTÊNCIA NA CIBERCULTURA

Autores

  • Vivian Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) http://orcid.org/0000-0001-7239-1619
  • Joelma Fabiane Ferreira de Almeida Instituto Federal do Pará
  • Wallace de Almeida Carriço Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53802

Palavras-chave:

, educação, cibercultura, atos de currículo, re-existência nas redes digitais.

Resumo

O presente dossiê apresenta como temática principal os atos de currículo e re-existência na cibercultura, com artigos que transversalizam diferentes espaçostempos da educação, com práticas em diversas modalidades e regiões do Brasil. Contando com artigos de temáticas variadas dentro das tecnologias digitais em rede, apostamos na pluralidade de possibilidades que a educação contemporânea nos mostra, construindo uma rede de saberes inspiradores. No momento da publicação desse dossiê, de distanciamento social físico imposto pela Covid-19, as práticas expostas nesses artigos são mais do que bem-vindas, são necessárias e contribuem para um fazerpensar docente em situação de excepcionalidade. Os textos que compõem este dossiê abordam temas como táticas pedagógicas dos professores nômades no ciberespaço, o perfil do professor na cibercultura, e-learning como ferramenta digital híbrida, ativismo de mulheres nas redes sociais, o aplicativo Whatsapp no ensino de biologia, memes e ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia e cultura maker e pensamento computacional no ensino fundamental. Pesquisas com diferentes metodologias, epistemologias e abordagens teóricas, que apresentam achados que podem contribuir sobremaneira para práticas educacionais com usos de artefatos tecnológicos, em especial em um momento de ressignificação da profissão docente como o que estamos vivendo. Atuamos na esperança que esses textos inspirem pessoas e sejam levados a múltiplos espaços educacionais, para uma educação socialmente referenciada, problematizadora, de qualidade e que garanta o direito de acesso, permanência e êxito.

Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) -2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Membro do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UERJ), do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ), do SECRIA - Setores criativos: ensino, pesquisa e práticas pedagógicas (IFRJ) e do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Online.

Joelma Fabiane Ferreira de Almeida, Instituto Federal do Pará

Professora do Instituto Federal do Pará (IFPA). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPEd/UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC). Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2031704433559510. Email: elma.faby.ane@gmail.com

Wallace de Almeida Carriço, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Professor de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e Mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6246998456973189. Email: wallace.almeida@me.com

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma Fabiane Ferreira de; CARRIÇO, Wallace de Almeida. APRESENTAÇÃO: ATOS DE CURRÍCULO E RE-EXISTÊNCIA NA CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 13–20, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53802. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53802. Acesso em: 30 maio. 2024.