AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS À TRADIÇÃO INSTRUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51622Resumo
O presente texto é uma resenha da dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, de Adilson Cristiano Habowski, sob orientação da professora Dra. Elaine Conte, intitulada Teoria crítica da tecnologia e educação: desafios contemporâneos. O estudo, de abordagem hermenêutica, discute sobre os desafios das tecnologias na educação com o propósito de suspeitar da razão técnica, unidirecional, de receitas tecnocráticas oriundas de uma tradição utilitarista e programada de ensino do mundo empresarial, tendo por bases a Teoria Crítica e a Filosofia da Tecnologia. A pesquisa procura reconhecer o potencial de linguagem mobilizadora, reconstrutiva e questionadora da tecnologia na educação, que pela sua ubiquidade pode vincular desorientações, alienações e imprecisões, assim como gerar relações políticas de resistência diante das injustiças sociais.
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