POTENCIAL PEDAGÓGICO DO APLICATIVO WHATSAPP NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49789

Palavras-chave:

Whatsapp. Estratégias de ensino. Biologia. Mediação pedagógica. Comunicação.

Resumo

Na cibercultura, o advento de dispositivos móveis mudou as formas de comunicação e interação. Conjuntamente com estes dispositivos, iniciativas alternativas ao ensino tradicional vêm sendo tomadas para atos de ensinar mais dialógicos e respeitando a realidade cultural que estamos vivendo, ligando assim espaços formais aos informais numa ação contínua de ensinar e aprender. Assim, o papel do professor e ação de ensianar ganha espaços como aplicativos de comunicação de dispositivos móveis, como o Whatsapp, explorando suas múltiplas telas, tecendo novos caminhos para se aproximar da realidade dos estudantes. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o potencial pedagógico do Whatsapp no ensino de Biologia. A hipótese do estudo foi que o aplicativo possui potencialidade pedagógica para o ensino de assuntos específicos desta disciplina. Dois professores de Biologia participaram do estudo. Utilizamos entrevistas semiestruturadas para coletar os dados, assim como a técnica análise do conteúdo para analisá-los. Como resultados, o estudo revelou que o aplicativo tem potencial pedagógico no ensino de diferentes conteúdos de Biologia, mas sob mediação pedagógica dos professores e por meio de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem

Biografia do Autor

Douglas Carvalho Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (UFAL) e bolsista de doutorado na mesma linha de pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAL.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

AMORIM, Douglas Carvalho. POTENCIAL PEDAGÓGICO DO APLICATIVO WHATSAPP NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 21–42, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.49789. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/49789. Acesso em: 25 abr. 2024.