E-LEARNING COMO FERRAMENTA DIGITAL HÍBRIDA: UMA METODOLOGIA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO TÉCNICA

Autores

  • Ricael Spirandeli Rocha Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/mg) - Professor; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos (IFMG - ARCOS) - Tutor a distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro(IFTM-Udi Centro) - Aluno Pós-graduação.
  • Gustavo Prado Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Rua Blanche Galassi Morada da Colina 38411104 - Uberlândia, MG - Brasil
  • Gyzely Suely Lima Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Rua Blanche Galassi Morada da Colina 38411104 - Uberlândia, MG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49453

Palavras-chave:

E-learning. Metodologia híbrida. Aprendizagem colaborativa

Resumo

Com base nas tecnologias que estão cada vez mais em evidência, o e-learning (aprendizado eletrônico) contribui no incentivo e disposição do acesso à informação no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é evidenciar a utilização do e-learning como ferramenta digital híbrida em um contexto pedagógico e colaborativo na formação técnica. Refere-se a um relato de experiência de caráter descritivo e exploratório com uma abordagem quanti-qualitativa. Dessa forma, resultados apontaram que a utilização do e-learning contribui no processo de construção do conhecimento em conjunto de aprendizagem híbrida e colaborativa, proporcionando significativo desempenho, liberdade e autonomia dos estudantes.

Biografia do Autor

Ricael Spirandeli Rocha, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/mg) - Professor; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos (IFMG - ARCOS) - Tutor a distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro(IFTM-Udi Centro) - Aluno Pós-graduação.

Discente do curso de Pós-Graduação Lato sensu em Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Uberlândia Centro;
Especialista em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2018);
Graduado em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM- (2017);
Tutor em Educação a Distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus avançado Arcos.
Professor Designado de Computação no Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Espcial - CEOPEE  pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG);

Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1404009779475100

Gustavo Prado Oliveira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Rua Blanche Galassi Morada da Colina 38411104 - Uberlândia, MG - Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é prof. do ensino basico tecnico e tecnologico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programaçao e Engenharia de software, atuando principalmente nos seguintes temas: programação, tecnologia da inforamção, programação comercial, engenharia de Software e sistemas para internet.

Gyzely Suely Lima, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Rua Blanche Galassi Morada da Colina 38411104 - Uberlândia, MG - Brasil

Doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui o título de Mestre em Letras na área de Teoria Literária (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente atua como professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM- campus Uberlândia Centro. Os seguintes temas são estudados e objetos de pesquisa: colaboração, pesquisa narrativa, ensino de língua inglesa, tecnologias digitais, literatura comparada, literatura e cinema, linguística aplicada ao ensino de língua inglesa e língua portuguesa, língua inglesa, letramentos, papel do professor e literatura.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

ROCHA, Ricael Spirandeli; OLIVEIRA, Gustavo Prado; LIMA, Gyzely Suely. E-LEARNING COMO FERRAMENTA DIGITAL HÍBRIDA: UMA METODOLOGIA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO TÉCNICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 85–102, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.49453. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/49453. Acesso em: 25 abr. 2024.