PROFESSORES NÔMADES: RE(CONSTRUINDO) TÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CIBERESPAÇO

Emerson dos Santos Lima, Rozevania Valadares de Meneses César

Resumo


O presente texto tem como objetivo compreender o modelo de trabalho desenvolvido por nômades digitais que têm se ampliado no mercado online e como a educação adentrou também nesse universo. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada consiste na netnografia, defendida por Fragoso, Recuero e Amaral (2016), que possibilitou mergulhar no ambiente online. Somando-se a esse referencial, utilizou-se da categoria de análise tática, de Certeau (1998), que permitiu compreender quais são os modos de trabalho utilizados pelos nômades digitais e ainda operou-se com o conceito de cultura da convergência, de Jenkins (2009), para perceber como a educação ocorre no ciberespaço. Assim, pôde-se verificar que os professores nômades fazem a convergência entre as mídias e não transmidiação dos conteúdos, e que, além disso, suas práticas seguem a mesma linha dos professores que atuam na sala de aula convencional, ou seja, tem relação direta com ensino e aprendizagem, porém se apropriam das oportunidades proporcionadas pelo universo online, para vender seus cursos, utilizando métodos e táticas de trabalhos criativos e colaborativos.


Palavras-chave


Mundo Digital. Professores Nômades. Táticas.

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47814

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