PROFESSORES NÔMADES: RE(CONSTRUINDO) TÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CIBERESPAÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47814

Palavras-chave:

Mundo Digital. Professores Nômades. Táticas.

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender o modelo de trabalho desenvolvido por nômades digitais que têm se ampliado no mercado online e como a educação adentrou também nesse universo. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada consiste na netnografia, defendida por Fragoso, Recuero e Amaral (2016), que possibilitou mergulhar no ambiente online. Somando-se a esse referencial, utilizou-se da categoria de análise tática, de Certeau (1998), que permitiu compreender quais são os modos de trabalho utilizados pelos nômades digitais e ainda operou-se com o conceito de cultura da convergência, de Jenkins (2009), para perceber como a educação ocorre no ciberespaço. Assim, pôde-se verificar que os professores nômades fazem a convergência entre as mídias e não transmidiação dos conteúdos, e que, além disso, suas práticas seguem a mesma linha dos professores que atuam na sala de aula convencional, ou seja, tem relação direta com ensino e aprendizagem, porém se apropriam das oportunidades proporcionadas pelo universo online, para vender seus cursos, utilizando métodos e táticas de trabalhos criativos e colaborativos.

Biografia do Autor

Emerson dos Santos Lima, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2016) e Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Contemporaneidade (GPETEC). Possui graduação em Letras/Português-Espanhol pela Universidade Tiradentes (2009), Pós-graduação Lato Sensu em Língua Espanhola pela Faculdade Pio X (2011), e em Docência e Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Tiradentes (2012). Tem experiência no ensino superior, onde atuou como Docente Titular das Faculdades Integradas de Sergipe (FISE), ministrando disciplinas nos Cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Administração, Ciências Contábeis e Letras. Nas FISE também foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso de Letras. Na Universidade Tiradentes, atuou como Professor Tutor, na modalidade EAD, passando pelos Cursos de Letras Português Espanhol e Pedagogia. Ainda na EAD, ministra disciplinas no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA) e em Especializações Lato Sensu da mesma Instituição. Foi Professor Conteudista de disciplinas dos Cursos Técnicos Subsequentes, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Sergipe; onde atuou também como Coordenador de Polo do Campus Aracaju. Ainda no IFS, foi Professor Substituto de Língua Portuguesa, nas turmas do ensino médio integrado. Ainda na educação básica, tem experiência com Leitura, Produção, Compreensão e Interpretação de Textos nas Línguas Portuguesa e Espanhola; com Educação de Jovens e Adultos. Também possui experiência com a educação inclusiva e com inclusão digital

Rozevania Valadares de Meneses César, Universidade Tiradentes

Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Possui pós-graduação em Educação, Diversidade e Inclusão Social pela Faculdade Dom Bosco (UCDB),Didática do Ensino Superior pela Faculdade Pio Décimo (PIO X), Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar (A Escola que protege) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e História e Cultura Afro ? Brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo (PIO X), Graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como professora das Faculdades Integradas de Sergipe (FISE) ministrando disciplinas na modalidade presencial e Ead. Atualmente exerce a função de professora do Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos e Nível Médio pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), Professora do Ensino Fundamental II, pela Secretaria Municipal de Educação de Itapicuru (SMEI). Atuou como Tutora na Universidade Tiradentes (UNIT). Atuou como coordenadora da Escola Ativa. Pesquisadora vinculada ao Projeto de Pesquisa e extensão Integrado - Formação, Métodos e Práticas Pedagógicas, 2017. Realiza pesquisa em Educação, com ênfase para o Nomadismo Digital e a educação. Possui experiências com ênfase na Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ALENCAR, L. Questionamentos [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 5 de mar. 2018.

ANASTASIOU. Léa das Graças Camargos; ALVES. L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 16. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

GOSCIOLA, V. Narrativa transmídia: conceituação e origens. In: CAMPALANS, C.; RENÓ, D.; GOSCIOLA, V. (Org). Narrativas transmídia: entre teorias y prácticas. Bogotá: Universidad del Rosário, 2012, p. 7-14.

GOSCIOLA, V.; VERSUTI, A. Narrativas transmídias e sua potencialidade na educação aberta. In: OKADA, A. (Ed.) Open Educacional Resources and Social Networks: Co-Learning and Profissional Development. London ScholioResearch&Publishung. 2012.

GOSCIOLA, Vicente. Narrativa transmídia: a presença de sistemas de narrativas integradas e complementares na comunicação e na educação. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 13, p. 117-126, 2011.

JENKINS, H. Cultura da convergência; tradução Susana L. de Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JUBILUT. Quem é o professor Paulo Jubilut e o Biologia Total? S/d. Disponível em: <https://www.biologiatotal.com.br/sobre.html>. Acesso em 20 dez. 2019.

KENSKI, Vani Moreira et al. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, p. 647-665, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2014.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LIMA, DANIELLA DE JESUS; MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO; VERSUTI, ANDREA CRISTINA. A transmídia e sua potência na prática de leitura e produção textual. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1313-1330, 2017.

LIMA, Emerson dos Santos. Educação a Distância no Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso a partir de reflexões dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração. Dissertação de Mestrado, Unit, 2016. Disponível em:<https://tinyurl.com/y96 hv2j7>Acesso em: 25 Abr. 2020.

MATOS, Renata Santos da Frota. Nômades digitais: perfis, motivações. 2016. 65f. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, Rio de Janeiro.

NASCIMENTO, Naiara. Oss-Emer do. Nomadismo digital e comunicação na web 2.0: uma análise do blog Nômades Digitais. Porto Alegre, 2015.

PINTO, Marcos José. Blogs! Seja um editor na era digital. São Paulo: Érica, 2002.

RENÓ, D. P.; VERSUTI, A. C.; RENÓ, L. T. L. Transmediação e conectivismo: Contemporaneidade para a educação. In: LINHARES, Ronaldo Nunes; LUCENA, Simone; VERSUTI, Andrea. (Org.). As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. 1, p. 55-83.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2003.

VERSUTI, A. C.; GOSCIOLA, V.; SILVA, D. D. A. Narrativa Transmídia da participação à Educação. In: VERSUTI, Andrea; BERALDO, Rossana; GOSCIOLA, Vicente. (Org.). Formação de Professores: transmídia, conhecimento e criatividade. 1. ed. Recife: EDUFPE, 2014, v. 2, p. 35-52.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

DOS SANTOS LIMA, Emerson; VALADARES DE MENESES CÉSAR, Rozevania. PROFESSORES NÔMADES: RE(CONSTRUINDO) TÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CIBERESPAÇO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 119–142, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.47814. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47814. Acesso em: 29 mar. 2024.