MEU BAOBÁ GENEALÓGICO: HISTÓRIAS E MEMORIAS DE MULHERES QUE ME SUSTENTAM

Autores

  • Joselina da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.46914

Palavras-chave:

Mulheres negras, identidade, feminsmo negro

Resumo

Este texto nasce inicialmente elaborado para uma apresentação no Ler, festival do leitor, realizado na Biblioteca Parque e no Campo de Santana, no dia 20 de novembro, do corrente ano, no Rio de Janeiro. Integrei a mesa intitulada escrituras negras: ancestralidade, memória e autoconhecimento. Tive a grande honra de compartilhar a fala com as professoras Carolina Rocha e Janete Santos Ribeiro. A simbologia e representatividade da data – onde é celebrado o dia da Consciência Negra – me levaram a desejar homenagear as mulheres negras que tem contribuído para minha trajetória acadêmica e de vida. Interessava-se também oportunizar reflexões, embora breves, sobre a história recente do movimento de mulheres negras no Rio de Janeiro. Venho,  há algum tempo, me debruçando a respeito dos estudos e reflexões sobre autoetnografia. Assim, decidi recorrer – de forma inspiradora, embora sem citar os autores - a esta teoria ainda pouco aprofundada, no Brasil, para dar apoio às minhas reflexões sobre as mulheres com as quais tenho dialogado e assimilado seus conhecimentos, desde a infância.

Biografia do Autor

Joselina da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Ciências Sociais (UERJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), da UFRRJ. Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Pos doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DA SILVA, Joselina. MEU BAOBÁ GENEALÓGICO: HISTÓRIAS E MEMORIAS DE MULHERES QUE ME SUSTENTAM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 263–270, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.46914. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/46914. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Produções Artísticas, Literárias e Culturais