DIDÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA: OU PARA CONSTRUIR CONVERSAS SOBRE ESTRELAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2019.45433Palavras-chave:
Alfabetização. Literatura. Práticas de mediação literária. Didática.Resumo
Neste trabalho, ao apresentarmos a concepção de alfabetização, defendida por Magda Soares (2016; 2017), pretendemos contribuir para o fortalecimento das pesquisas na área de educação, literatura e ensino voltadas, primordialmente, para a apropriação pelas crianças dos textos literários no começo do processo inicial de aprendizagem de leitura e escrita. Partimos de uma discussão acerca da função social da literatura (TODOROV, 2010; RANGEL e MACHADO, 2012; BAZZO e CHAGAS, 2014) para o desenvolvimento integral das crianças, buscando evidenciar os aspectos teóricos e metodológicos subjacentes à ação docente, planejada, sistemática e intencional, com vistas à formação leitora e escritora na infância à luz da Didática.Referências
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