DIDÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA: OU PARA CONSTRUIR CONVERSAS SOBRE ESTRELAS

Autores

  • Lima dos Santos Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8000-9130
  • Ezra Alberto Chambal Nhampoca Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Departamento de Línguas, Secção de Línguas Bantu (Maputo, Moçambique).

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.45433

Palavras-chave:

Alfabetização. Literatura. Práticas de mediação literária. Didática.

Resumo

Neste trabalho, ao apresentarmos a concepção de alfabetização, defendida por Magda Soares (2016; 2017), pretendemos contribuir para o fortalecimento das pesquisas na área de educação, literatura e ensino voltadas, primordialmente, para a apropriação pelas crianças dos textos literários no começo do processo inicial de aprendizagem de leitura e escrita. Partimos de uma discussão acerca da função social da literatura (TODOROV, 2010; RANGEL e MACHADO, 2012; BAZZO e CHAGAS, 2014) para o desenvolvimento integral das crianças, buscando evidenciar os aspectos teóricos e metodológicos subjacentes à ação docente, planejada, sistemática e intencional, com vistas à formação leitora e escritora na infância à luz da Didática.

Biografia do Autor

Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino - área e Didática, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e suas multidimensões.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

BAZZO, Lima dos Santos; NHAMPOCA, Ezra Alberto Chambal. DIDÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA: OU PARA CONSTRUIR CONVERSAS SOBRE ESTRELAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 315–328, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.45433. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/45433. Acesso em: 16 abr. 2024.