DIDÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA: OU PARA CONSTRUIR CONVERSAS SOBRE ESTRELAS

Lima dos Santos Bazzo, Ezra Alberto Chambal Nhampoca

Resumo


Neste trabalho, ao apresentarmos a concepção de alfabetização, defendida por Magda Soares (2016; 2017), pretendemos contribuir para o fortalecimento das pesquisas na área de educação, literatura e ensino voltadas, primordialmente, para a apropriação pelas crianças dos textos literários no começo do processo inicial de aprendizagem de leitura e escrita. Partimos de uma discussão acerca da função social da literatura (TODOROV, 2010; RANGEL e MACHADO, 2012; BAZZO e CHAGAS, 2014) para o desenvolvimento integral das crianças, buscando evidenciar os aspectos teóricos e metodológicos subjacentes à ação docente, planejada, sistemática e intencional, com vistas à formação leitora e escritora na infância à luz da Didática.

Palavras-chave


Alfabetização. Literatura. Práticas de mediação literária. Didática.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ludmila Thomé de. Alfabetizações numa perspectiva discursiva: só o plural pode ser singular. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 25, p. 521-537, set./dez. 2017.

BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. A oralidade na formação linguística do professor alfabetizador. Revista Perspectiva, v. 33, n. 1, p. 55-75, jan./abr. 2015.

BAZZO, Jilvania Lima dos Santos; CHAGAS, Lilane Maria Moura. Leitura de fruição no programa nacional de alfabetização na idade certa no Estado de Santa Catarina. Revista Linha Mestra, Campinas, SP, ano 8, n. 24, p. 144-162, jan./jul. 2014.

CUNHA, Maria Zilda da. Signos e suportes contemporâneos: notas sobre a literatura infantil e juvenil. In: DEBUS, Eliane; BAZZO, Jilvania Lima dos Santos; BORTOLOTTO, Nelita. Literatura infantil e juvenil: pelas frestas do contemporâneo. Copiart/SC: Unisul, 2017, p. 187-207.

DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017.

DUARTE, Kátia Macêdo. O papel do professor na leitura e na escrita nos anos iniciais: um estudo de caso com professores do 3˚; 4˚ e 5˚ anos iniciais do ensino fundamental. V Congresso Nacional de Educação, 2012.

FUMO, Óscar; GIRÃO, Stéphnie Soares. Práticas de letramento acadêmico em Moçambique: análise de um trabalho de escrita de gêneros. Revista do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens – UFMS, MS, Campo Grande, Vol. 22, n. 43, p. 91-108. 2018.

HUSAIN, Shahrukh. Fábulas do mundo islâmico. Ilustração de Micha Archer. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca. Discursos da paixão: a leitura literária no processo de formação de professor das séries iniciais. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008, p. 111-126. (Coleção Literatura e Educação)

RANGEL, Mary; MACHADO, Jane do Carmo. O papel da leitura e da escrita na sala de aula: estratégias de ensino para dinamização dos processos de leitura e escrita. Anais do SIELP, vol. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.

SEVERO, Cristine Gorski. Línguas e Estados nacionais: problematizações históricas e implicações. In: SEVERO, Cristine; SITOE, Bento; PEDRO, José. Estão as línguas nacionais em perigo? Maputo: Escolar Editora, 2014. (Coleção Cadernos de Ciências Sociais).

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2002.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

______________. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017.

______________. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVENGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Linguagem e Educação)

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

ZILBERMAN, Regina. Memória entre oralidade e escrita. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008, p. 165-184. (Coleção Literatura e Educação)




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.45433

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores:

           


Índice de citação de artigos:


Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.