FOTONAKIRIGRAFIAS: NARRATIVAS DE UMA ÁFRICA

Autores

  • Geoésley Negreiros Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44038

Palavras-chave:

Fotonakirigrafias. Estudantes de Guiné. Narrativas. África. Educação.

Resumo

Fotografia: “escrita/narrativa” com luz. Fotonakirigrafia: “escrita/narrativa” com luz dos que são “de outro lado” e estão em travessias/movimentos. Por volta do século XIII, nakirikai foi uma marca dada a todas as pessoas que “moravam de um lado” e faziam travessias para “o outro lado” da península que abriga atualmente a capital da República da Guiné. Nessas travessias cotidianas, e nos encontros que elas necessariamente provocavam, os nakirikai compartilhavam uns com os outros suas histórias, culturas, saberes e conhecimentos. Parte de uma produção de mais de 2000 imagens, as fotografias com as quais aqui nos encontramos são chamadas de fotonakirigrafias pela sua potência de provocar deslocamentos ao trazerem outros saberes de/com África, contando outras histórias dessas populações africanas geralmente narradas por flashes e lentes eurocêntricas/coloniais/racistas. Todas elas foram feitas por meninas e meninos estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Guiné, no início de 2014, no contexto de uma pesquisa de Mestrado em Educação, no âmbito do ProPEd/UERJ, que tinha como foco compreender o discurso “escola é coisa de branco”. Arranhar, tensionar, problematizar, as ideias estagnadas, pretensiosamente acabadas, de escola em África, bem como infância em África, infâncias negras, educação em África, e da própria vida, faz parte da função política, cultural e educativa das fotonakirigrafias.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotonakirigrafias. Estudantes de Guiné. Narrativas. África. Educação.

Biografia do Autor

Geoésley Negreiros Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UERJ), membro do Grupo de Pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano (ProPEd/UERJ) e bolsista Faperj Doc Nota 10.

Referências

MENDES, Geoésley J. Negreiros Mendes. Nakirigrafias como potencializadoras de compreensão da escola em/a partir de Guiné Conacri/África. 2015.163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: www.proped.pro.br

_____________; PASSOS, Mailsa C. P.; CAPUTO, Stela G. Imagens e deslocamentos: fotografias como enunciação de saberes, culturas e afetos. Visualidades, Goiânia v.14 n.1 p. 54-79, jan-jun 2016

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

MENDES, Geoésley Negreiros. FOTONAKIRIGRAFIAS: NARRATIVAS DE UMA ÁFRICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 286–292, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44038. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44038. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produções Artísticas, Literárias e Culturais