CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO COM RAEWYN CONNELL

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, Márcio Rodrigo Vale Caetano, Paula Almeida de Castro

Resumo


A conversar com Raewyn Connell tever início pela sua trajetória acadêmica a partir do livro Making the Difference: Schools, Families and Social Division (1982), cuja publicação em língua portuguesa ampliou o interesse de pesquisadores em educação pelos estudos de gênero. Dada a amplitude da produção da autora nesta linha de estudos a conversa continua com indagações sobre a importância para escola em lidar com esse tema, assim como sua interconexão com os estudos sobre masculinidades e suas teorizações internacionais e mais particularmente no Hemisfério Sul, visto que  Connell, à época estava divulgando o seu livro Southern Theory: The Global Dynamics of Knowledge in Social Science. Discutiu-se as possibilidades teóricas do Sul pelo Sul, o papel da escola na introdução dos temas sobre as ordenações de gênero e finalmente apresenta-se reflexões dos autores sobre seus próprios questionamentos a cerca da obra da autora.

Palavras-chave


Education, Equality; Masculinity; Gender; Etnographic Assessment

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.42448

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