CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO COM RAEWYN CONNELL

Autores

  • Carmen Lúcia Guimarães de Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Brasil
  • Márcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande – FURG & Bolsista PNPD no Proped/UERJ https://orcid.org/0000-0002-4128-8229
  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.42448

Palavras-chave:

Education, Equality, Masculinity, Gender, Etnographic Assessment

Resumo

A conversar com Raewyn Connell tever início pela sua trajetória acadêmica a partir do livro Making the Difference: Schools, Families and Social Division (1982), cuja publicação em língua portuguesa ampliou o interesse de pesquisadores em educação pelos estudos de gênero. Dada a amplitude da produção da autora nesta linha de estudos a conversa continua com indagações sobre a importância para escola em lidar com esse tema, assim como sua interconexão com os estudos sobre masculinidades e suas teorizações internacionais e mais particularmente no Hemisfério Sul, visto que  Connell, à época estava divulgando o seu livro Southern Theory: The Global Dynamics of Knowledge in Social Science. Discutiu-se as possibilidades teóricas do Sul pelo Sul, o papel da escola na introdução dos temas sobre as ordenações de gênero e finalmente apresenta-se reflexões dos autores sobre seus próprios questionamentos a cerca da obra da autora.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Brasil

Formação e instituição [Ph.D]. – University of Pennsylvania, USA.

Márcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal do Rio Grande – FURG & Bolsista PNPD no Proped/UERJ

Doutorado em Educação – Universidade Federal Fluminense

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutorado em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Brasil

Referências

CONNELL, R. W. Southern Theory: The Global Dynamics of Knowledge in Social Science. Sydney, Allen & Unwin Australia; Cambridge, Polity Press, 2007.

CONNELL, R.W. Gender and Power: Society, the Person, and Sexual Politics, California: Stanford University Press, 1987.

CONNELL, R.W. Ruling Class, Ruling Culture: Studies of Conflict, power and hegemony in Australian Life. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1977. 264p.

CONNELL, R.W. Schools and Social Justice (Our Schools), Philadelphia: Temple University Press,1993. 140 p.

CONNELL, R.W. Masculinities. Cambridge, Polity Press; Sydney, Allen & Unwin; Berkeley, University of California Press, 1995.

Connell, RW, DJ Ashenden, S Kessler and GW Dowsett. Making the Difference: Schools, Families and Social Division. Sydney, Allen & Unwin, 1982. Tradução no Brasil [Estabelecendo a Diferença: Escolas, Famílias e Divisão Social, Porto Alegre, Artes Medicas, 1995].

CONNELL, W. F; STROOBANT, R. E; SINCLAIR, K. E; CONNELL R. W.; ROGERS.K. 2 to 20: Studies of City Youth. Sydney: Hicks Smith & Sons, 1975.

U.S. Department of Education. No Child Left Behind Act of 2001, PUBLIC LAW 107–110—JAN. 8. 107th Congress: Washington, DC. 2002

Downloads

Publicado

2019-06-02

Como Citar

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de; CAETANO, Márcio Rodrigo Vale; CASTRO, Paula Almeida de. CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO COM RAEWYN CONNELL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 198–212, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.42448. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/42448. Acesso em: 26 abr. 2024.