AÇÕES E LINGUAGENS CONSTITUEM A EXPERIMENTAÇÃO EM UM COMUNIDADE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Willian Rubira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.37121

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Linguagens, Pesquisa-formação, Experimentação em Ciências, Análise Textual Discursiva.

Resumo

O estudo apresenta compreensões emergentes em uma pesquisa pautada no questionamento sobre o que é isso que se mostra de uma comunidade de professores de Ciências que transforma suas dúvidas, ideias e experiências em objetos aperfeiçoáveis. Abrange a constituição do campo empírico de forma coletiva e colaborativa em uma disciplina da Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. As informações coletadas foram auto organizadas com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias. Neste estudo apresentamos o metatexto referente a segunda categoria emergente: Ações e linguagens na comunidade constituem a experimentação. Compreendemos que os professores membros desta disciplina se organizaram na perspectiva de comunidade de indagação online, que avança em sua constituição e ações ao compartilhar as experiências, ouvir o outro e indagar. A comunidade se utiliza com frequência de recursos visuais, como vídeos, gráficos, tabelas e fotos que emergem como diferentes linguagens da experimentação. Os modelos explicativos se transformam a partir do diálogo na comunidade e com as ações individuais e coletivas dos membros ao desenvolverem múltiplas atividades interconexas ao longo da disciplina.

Biografia do Autor

Willian Rubira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Formado em Licenciatura em Física pela FURG, Mestre em Educação em Ciências e atual doutorando do mesmo programa, ambos na FURG.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

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Publicado

2019-01-27

Como Citar

SILVA, Willian Rubira da; HECKLER, Valmir. AÇÕES E LINGUAGENS CONSTITUEM A EXPERIMENTAÇÃO EM UM COMUNIDADE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 82–104, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.37121. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/37121. Acesso em: 23 abr. 2024.