AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL. UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.36814

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de História, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Resumo

As tecnologias digitais, especialmente a internet, vêm invadindo, de forma desenfreada, todos os segmentos da sociedade, disseminando informações, modificando a natureza do conhecimento, fundamento da ação educativa, bem como as formas de percepção e de expressão do mundo. Neste contexto, cabe ao professor de História inserir as tecnologias no seu fazer docente, abandonando um ensino transmissivista e unidirecional, focado em narrativas de fatos e datas, por um ensino multidirecional e interacional, trabalhando os conteúdos históricos em harmonia com a sociedade do conhecimento e da conectividade, contribuindo, assim, para uma formação discente crítica, reflexiva e inventiva. Este estudo objetiva, realizar um mapeamento dos estudos acadêmicas que abordam o uso das tecnologias digitais no ensino de História no Brasil, buscando descobrir o que está sendo produzido nos últimos anos sobre o tema, de modo a identificar tanto as tendências investigativas a ele concernentes como as principais contribuições e lacunas nessa área. Para isso, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, para além de fonte da coleta de dados permitirá verificar como o tema é descrito analiticamente, quais os referencias teóricos mais utilizados.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Professor de Pós-Graduação. Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Pós-Doutor em História (CAPES/UFPR). Doutor em História (CAPES/UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IIFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (CNPq/UFERSA). Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Licenciada em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Inglesa, e em Direito. Experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN. Coordenadora do  Programa de formação continuada de professores, para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula.

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Publicado

2019-01-27

Como Citar

TAMANINI, Paulo Augusto; SOUZA, Maria do Socorro. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL. UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 141–158, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.36814. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/36814. Acesso em: 24 abr. 2024.