MEMES DE INTERNET E EDUCAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA

Maria Alice de Souza

Resumo


Um dos desafios da educação contemporânea é promover práticas que oportunizem a participação crítica do educando em atividades próprias da cultura digital. Dessa forma, objetivando, de um lado, legitimar as vivências trazidas pelos aprendizes e, por outro, refletir sobre as características do texto digital, o presente artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais utilizando o meme de internet. Ora, conhecido pela combinação de imagens vinculadas a legendas com teor normalmente irônico ou bem-humorado, o meme de internet tornou-se bem popular entre os jovens, propagando determinada ideia, piada ou comportamento. Mediante revisão bibliográfica, este trabalho apresenta ainda uma visão concisa do meme de internet, considerando sua estrutura, tipos de enunciados, inserção sociocultural e práticas sociais a ele atreladas. Assim, para apresentar a história de constituição social do meme, recorreu-se a Dawkins (1978); Dennett (1998); Blackmore (2002); Recuero (2007); Jenkins (2009); Sales (2010); Souza Junior (2014); Shifman (2014); Barreto (2015); Escalante (2016); Chagas (2016). Com o intuito de situar o uso do meme de acordo com as demandas sociais, o texto apresenta as considerações de Soares (2002); Xavier (2005); Coscarelli (2006); Rojo (2009); Euzébio e Cerutti-Rizzatti (2013); Ribeiro (2017). Ao final da experiência, percebe-se que longe de ser um gênero voltado apenas para a fruição, o meme de internet porta teor crítico, possuindo um grande potencial didático.


Palavras-chave


meme de internet; práticas sociais; sequência didática

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37016

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540