A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA COMO QUESTÃO

Autores

  • Eveline Algebaile Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Antonio de Souza Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29405

Palavras-chave:

educação especial, educação inclusiva, educação escolar, políticas públicas

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29405

Neste artigo, busca-se discutir a questão da educação escolar de crianças e jovens com deficiência, no Brasil, considerando-se os processos por meio dos quais diferentes aspectos da vida coletiva são elaborados como problemas da vida pública, constituindo-se como “questões” socialmente reconhecidas. O termo “questão” é entendido, neste caso, como obrigatoriamente relacionado ao modo como uma sociedade se indaga sobre suas condições e disposições em relação ao convívio com determinados conjuntos de problemas ou ao seu enfrentamento. Tendo essa discussão geral como base, são apresentados alguns delineamentos históricos relevantes assumidos por essa questão, no Brasil, com ênfase nas suas reconfigurações a partir da década de 1990 e, especialmente, da formulação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). São destacados, neste caso, aspectos relacionados ao modo de entendimento da questão na Política Nacional, definido na noção de educação especial inclusiva, bem como aspectos relacionados às experiências concretas de sua implantação e implementação nos estados e municípios, entendendo-se que esses aspectos expressam impasses e desafios necessários de serem conhecidos e enfrentados para que os direitos educacionais das crianças e jovens com deficiência possam se tornar um elemento efetivamente referenciador das políticas nesse âmbito.

Biografia do Autor

Eveline Algebaile, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Educação (PPFH) e Procientista da UERJ.

Luiz Antonio de Souza, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Professor da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Algebaile, E., & Souza, L. A. de. (2017). A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA COMO QUESTÃO. Periferia, 9(1), 34–57. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29405