EDUCAÇÃO, SAÚDE E INCLUSÃO: CONHECENDO AS HISTÓRIAS DE VIDAS DE PESSOAS COM FEBRE REUMÁTICA

Autores

  • Fabiana Ferreira do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Melissa Cavalcanti Yaakoub Instituto Nacional de Cardiologia
  • Celeste Maria Aquino Instituto Nacional de Cardiologia

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28956

Palavras-chave:

educação especial, inclusão, educação e saúde, doenças crônicas, febre reumática

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.28956

Nesta investigação buscamos refletir sobre as relações acerca da educação e da saúde do sujeito com cardiopatia reumática atendido pelo Instituto Nacional de Cardiologia. O objetivo geral foi identificar as problemáticas ocasionadas pelo processo de adoecimento, mais especificamente, sobre o acesso à educação e a trajetória escolar desses sujeitos frente a esse evento. Dentre os referenciais teóricos, destacamos Muller (2011), que nos esclarece quem é a pessoa com febre reumática, Lima (2015), que disserta sobre a história de luta pela inclusão, principalmente de sujeitos com deficiência e doenças crônicas; e Glat e Blanco (2007) que ressaltam que a própria deficiência era vista como uma doença crônica, daí talvez a dificuldade do atendimento educacional em outros espaços além da escola. A metodologia está fundamentada nos pressupostos qualitativos de cunho exploratório e descritivo, compostas pelas narrativas de histórias de vida desses pacientes. A investigação aponta que os entrevistados possuem um histórico de reprovações e mencionam terem se afastado da escola por conta do longo e doloroso tratamento. Esperamos ao final dessa investigação contribuir para a reflexão sobre a situação de inclusão social, a partir de uma perspectiva de exclusão relatada pelos mesmos, frente aos direitos que deveriam ser assegurados independente do adoecimento e período de tratamento/internação. Buscamos aqui evidenciar a necessidade de garantirmos a crianças e adolescentes que passam por essa problemática, condições necessárias; para a continuidade de seus estudos.

 

Biografia do Autor

Fabiana Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino da Educação Básica/UERJ,

Especialista Educação Especial/UCAM e Saúde Pública/ENSP-FIOCRUZ,

Psicopedagoga/UCAM,

Pedagoga/UFRJ.

Pesquisadora convidada pelo Instituto Nacional de Cardiologia - INC/MS/RJ. Professora do Ensino Fundamental I - SME/Duque de Caxias/RJ. Possui artigos publicados em livros e periodicos em Educação, Educação e Saúde, Educação Especial (Pedagogia Hospitalar e Autismo).

Melissa Cavalcanti Yaakoub, Instituto Nacional de Cardiologia

Mestre em Política Social/UFF, Assistente social do Instituto Nacional de Cardiologia/Ministério da Saúde/Rio de Janeiro.

Celeste Maria Aquino, Instituto Nacional de Cardiologia

Especialista em Psicologia Hospitalar/CFP e Especialista em Saúde Mental Infanto-juvenil/PUC-RJ, Psicóloga da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia/Ministério da Saúde/Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Nascimento, F. F. do, Yaakoub, M. C., & Aquino, C. M. (2017). EDUCAÇÃO, SAÚDE E INCLUSÃO: CONHECENDO AS HISTÓRIAS DE VIDAS DE PESSOAS COM FEBRE REUMÁTICA. Periferia, 9(1), 86–111. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28956