CINEMA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28954Palavras-chave:
aprendizagem, cinema e educação, deficiência intelectual, jovens e adultosResumo
DOI: 10.12957/periferia.2017.28954
O artigo apresenta reflexões sobre uma pesquisa que traz o cinema para o contexto de escolarização e vida de jovens e adultos com deficiência intelectual e analisa os processos que incidem nessa relação. Os sujeitos são estudantes de uma unidade de atendimento especializado ligado à rede municipal de ensino de Angra dos Reis-RJ, que assistiram a três filmes no cinema local e participaram de debates após as sessões. Os dados analisados são oriundos das gravações dos debates e dos diários de campo que auxiliaram no registro dos acontecimentos e do contexto das atividades dentro e fora da escola. A pesquisa está embasada nos pressuposto da perspectiva histórico-cultural de Vygotski, tem como metodologia a pesquisa-ação, utilizando a análise de conteúdo para criação de categorias analíticas. Os resultados indicam que: a experiência com cinema não era recorrente para os sujeitos da pesquisa; a deficiência é apresentada como justificativa para a ausência desse encontro na vida dos estudantes, sendo, mesmo que inconscientemente, um estigma para eles; o contexto do cinema possibilita uma aprendizagem coletiva entre os participantes, oportunizando aos envolvidos (estudantes e professora) novos modos de ensinar e de aprender. O artigo, portanto, abre uma discussão ainda pouco explorada no campo de cinema e educação e busca alargar os olhares para a educação especial, ao indicar que o cinema apresenta-se como caminho profícuo para o desenvolvimento social e cognitivo de estudantes com deficiência intelectual.
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