CINEMA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Autores

  • Kelly Maia Cordeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ) e Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
  • Mirna Juliana Santos Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28954

Palavras-chave:

aprendizagem, cinema e educação, deficiência intelectual, jovens e adultos

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.28954

O artigo apresenta reflexões sobre uma pesquisa que traz o cinema para o contexto de escolarização e vida de jovens e adultos com deficiência intelectual e analisa os processos que incidem nessa relação. Os sujeitos são estudantes de uma unidade de atendimento especializado ligado à rede municipal de ensino de Angra dos Reis-RJ, que assistiram a três filmes no cinema local e participaram de debates após as sessões. Os dados analisados são oriundos das gravações dos debates e dos diários de campo que auxiliaram no registro dos acontecimentos e do contexto das atividades dentro e fora da escola. A pesquisa está embasada nos pressuposto da perspectiva histórico-cultural de Vygotski, tem como metodologia a pesquisa-ação, utilizando a análise de conteúdo para criação de categorias analíticas. Os resultados indicam que: a experiência com cinema não era recorrente para os sujeitos da pesquisa; a deficiência é apresentada como justificativa para a ausência desse encontro na vida dos estudantes, sendo, mesmo que inconscientemente, um estigma para eles; o contexto do cinema possibilita uma aprendizagem coletiva entre os participantes, oportunizando aos envolvidos (estudantes e professora) novos modos de ensinar e de aprender. O artigo, portanto, abre uma discussão ainda pouco explorada no campo de cinema e educação e busca alargar os olhares para a educação especial, ao indicar que o cinema apresenta-se como caminho profícuo para o desenvolvimento social e cognitivo de estudantes com deficiência intelectual.

 

Biografia do Autor

Kelly Maia Cordeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ) e Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na linha de pesquisas Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias. Possui Especialização em Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ,Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Rede Municipal de Angra dos Reis, atuando na educação básica nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial, na Unidade de Trabalho Diferenciado para Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual (UTD DI). Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ).

Mirna Juliana Santos Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação na PUC-Rio, na linha de Linguagens, Mídias e Educação. Bolsista Capes. Mestra em Educação pela Unirio. Pós-Graduada em Tradução de Língua Francesa e graduada em Letras-Francês pela UFC-CE. Áreas de interesse: cinema/ audiovisual e educação, cineclubismo, educação não formal.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Cordeiro, K. M., & Fonseca, M. J. S. (2017). CINEMA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL. Periferia, 9(1), 334–357. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28954