ENTREVISTA COM ANA PAULA GUIMARÃES / Interview with Ana Paula Guimarães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.75838

Palavras-chave:

Linguística Aplicada

Resumo

Entrevista dossiê 27Letras

Biografia do Autor

Ana Paula Guimarães, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Licenciada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo.  Doutora pelo Programa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre os Multiletramentos, Novos Letramentos Práticas Translíngues e Aprendizagem Ubíqua.

Miriam Jorge, University of Missouri (MU), Saint Louis, MO, United States of America

Ocupa a cátedra Shopmaker de Educação e Estudos Internacionais na Unviersidade do Missouri - Saint Louis, nos Estados Unidos. Doutora em Linguística Aplicada, pesquisa educação linguística em contextos diversos, incluindo o ensino para bilingues emergentes e bilingues racializados. Sua pesquisa aborda os entrelaçamentos entre linguagem, educação crítica, raça e justiça social.

 

Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil

Possui graduação em Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura: Inglês e português pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Letras modernas (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguagem, interpretação, sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos críticos, decolonialidades, translinguagem, pós-humanismo. Líder do grupo de pesquisa Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias. Membro do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Membro do Projeto Nacional de Letramentos (USP).

Rosane Rocha Pessoa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO Brasil

Professora titular de Língua Inglesa no Curso de Letras e no Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, atuando, neste momento, como professora voluntária. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Desde 2016, coordena juntamente com a Profa. Dra. Viviane Silvestre (UEG), o GEPLIGO (Grupo de Estudos de Professoras/es de Língua Inglesa de Goiás), com parcerias estabelecidas com a SME-Goiânia e a SEDUC-GO. Desenvolve pesquisas nas áreas de ensino e de formação de professoras/es de línguas fundamentadas em perspectivas críticas e decoloniais.

Souzana Mizan, Universidade federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil

Possui Pós-doutorado (2016), Doutorado (2011) e mestrado (2005) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo e Graduação em Educação e Letras da Universidade de Tel-Aviv (1992). É professora adjunta de graduação na área de Língua Inglesa e suas Literaturas no Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Participa do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 3: Linguagens, Letramentos e Decolonialidade, sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Daniel de Mello Ferraz e Ana Paula Martinez Duboc. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação linguística, letramentos (visual, crítico, digital), multimodalidade, pedagogia crítica e epistemologias feministas, indígenas e quilombolas.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Guimarães, A. P., Jorge, M., Takaki, N. H., Pessoa, R. R., & Mizan, S. (2023). ENTREVISTA COM ANA PAULA GUIMARÃES / Interview with Ana Paula Guimarães. Pensares Em Revista, (27), 260–265. https://doi.org/10.12957/pr.2023.75838