FORMAÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS / Critical-collaborative education of language teachers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.74012

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Linguística, Linguística Aplicada Crítica

Resumo

Resenha de

SILVESTRE, V. P. V. Colaboração e crítica na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. Campinas: Pontes Editores, 2017. 289p. 

Biografia do Autor

Lauro Sérgio Machado Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando em Linguística (PPGL/UnB) e mestre em Linguística Aplicada (PPGLA/UnB). É professor efetivo de Língua Inglesa no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/Campus Avançado Janaúba), onde atua em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Participou da 1ª edição do Programa SETEC-CAPES/NOVA de Formação Continuada de Professores Brasileiros de Inglês da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tendo obtido certificação em Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas (TESOL) pela Northern Virginia Community College (NOVA) nos Estados Unidos. É membro do GECAL/UnB (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens) e realiza pesquisas sobre formação de professores de inglês, pesquisa-ação colaborativo-crítica, internacionalização da educação e políticas linguísticas.

Dllubia Santclair, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Doutoranda em Linguística (PPGL/UnB) e mestra em Educação, Linguagens e Tecnologia (CCSEH/UEG). É professora efetiva de Língua Inglesa na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), atua no Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação de Goiás (CEPFOR-GO). Participou do Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês (PDPI), em 2013, na Georgia Tech University, em Atlanta, USA. É membra do GECAL/UnB (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens) e realiza pesquisas sobre educação linguística, formação de professores de inglês, translinguagem e políticas linguísticas.

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP e mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais em Estudos Linguísticos na UFMG; em Didáticas das Línguas na Universidade de Genebra; em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades na USP e em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand. Seus interesses de pesquisa encontram-se na ampla área da linguagem, incluindo decolonialidade, formação de professores/as, internacionalização da educação, gênero, raça e educação linguística, práticas identitárias, (multi)letramento e educação crítica. Coordenada o Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL) e é bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq – 2A.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Machado Pereira, L. S., Santclair, D., & da Silva, K. A. (2023). FORMAÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS / Critical-collaborative education of language teachers. Pensares Em Revista, (27), 251–259. https://doi.org/10.12957/pr.2023.74012