ÁRVORES, FAMÍLIAS, RUAS, RIOS, FLORESTAS E PRAÇAS NO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRELAÇAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS / Trees, families, streets, rivers, forests and public squares in the museum of portuguese language: epistemological entanglements

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.73949

Palavras-chave:

Letramentos visuais. Ideologias linguísticas. Educação linguística. Museu da Língua Portuguesa.

Resumo

Inspirados em nossos estudos sobre os letramentos visuais, a pergunta que buscamos responder neste texto é: quais imagens ou ideias da nação emergem a partir da exposição sobre a língua portuguesa e as línguas indígenas do Museu da Língua Portuguesa (MLP)? Para responde-la, desenvolvemos cinco seções: a primeira, descreve, valoriza e destaca a linguagem inclusiva e a acessibilidade de corpos no espaço do museu. Na segunda e terceira seções, com foco epistemológico, discutimos a exposição permanente, propondo um passeio pelas ruas, praças e becos do museu e suas instalações em forma de árvores, famílias e raízes etimológicas. A quarta parte do texto focaliza a exposição temporária “Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação” em que discutimos perspectivas sobre a língua portuguesa a partir das epistemologias do Sul (SANTOS, 2018) dos povos indígenas e quilombolas. A quinta seção propõe um movimento autocrítico e discute uma prática pedagógica e cultural, com base na educação linguística em língua inglesa, realizada no MLP com nossos alunos da Universidade de São Paulo em 2022.

Biografia do Autor

Souzana Mizan, Universidade Federal de São Paulo

Possui Pós-doutorado (2016), Doutorado (2011) e mestrado (2005) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo e Graduação em Educação e Letras da Universidade de Tel-Aviv (1992). É professora adjunta de graduação na área de Língua Inglesa e suas Literaturas no Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Participa do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 3: Linguagens, Letramentos e Decolonialidade, sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Daniel de Mello Ferraz e Ana Paula Martinez Duboc. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação linguística, letramentos (visual, crítico, digital), multimodalidade, pedagogia crítica e epistemologias do Sul Global. 

Daniel de Mello Ferraz, Universidade de São Paulo (USP).

Pós-doutor pela KU Leuven (Universidade Católica de Leuven, Bélgica), com pesquisa sobre filosofia da educação e filosofia da linguagem. É pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa, estudos de gêneros e sexualidades. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP focalizado na educação de língua inglesa e novas tecnologias, Mestrado em Letras Inglês na área de Letramento Visual pela USP e Graduação em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos letramentos, letramentos visuais, estudos de língua e cultura, filosofia da linguagem e filosofia da educação.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas estrangeiras modernas, educação linguística e formação docente. É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq PQ1. Coordena o Projeto Nacional de Letramentos (USP/DGP-CNPq) e o GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (USP/ DGP-CNPq). 

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Mizan, S., & Ferraz, D. de M. (2023). ÁRVORES, FAMÍLIAS, RUAS, RIOS, FLORESTAS E PRAÇAS NO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRELAÇAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS / Trees, families, streets, rivers, forests and public squares in the museum of portuguese language: epistemological entanglements. Pensares Em Revista, (27), 192–222. https://doi.org/10.12957/pr.2023.73949

Edição

Seção

DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION