REFLEXÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE LINGUAGEM A PARTIR DE PERSPECTIVAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN E SUAS INTERSECÇÕES COM OS LETRAMENTOS CRÍTICOS, A DECOLONIALIDADE E O PÓS-HUMANISMO / Theoretical conceptual reflections on language from perspectives of the Bakhtin circle and its intersections with critical literacies, decoloniality, and posthumanism

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.73851

Palavras-chave:

Linguagem a partir de uma perspectiva bakhtiniana. Letramentos Críticos. Decolonialidade. Pós-humanismo.

Resumo

Discussões sobre a linguagem a partir da perspectiva do Círculo de Bakhtin têm embasado estudos de diversas áreas, especialmente no campo dos estudos linguísticos. O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões teórico-conceituais sobre linguagem a partir de ideias bakhtinianas, suas intersecções com os Letramentos Críticos, a Decolonialidade e o Pós-humanismo crítico. Partimos da concepção bakhtiniana, pois essa não denota a linguagem somente como norma, mas como elemento de interação sociodiscursiva dos falantes. Essa acepção se intersecciona com os Letramentos Críticos, uma vez que ele compreende a língua/linguagem como de natureza heterogênea e nunca neutra, uma vez que proporciona uma leitura de mundo ampla e transformadora. Na sequência, buscamos estabelecer como a Decolonialidade tende a mostrar que não existe uma história única, linear, eurocêntrica que seja uma base universal de conhecimento, imposto a nações colonizadas e racializadas por muitos anos, e, por fim, buscamos evidenciar de que modo o Pós-humanismo empenha-se em abstrair o sentido humano do processo, tanto quanto considera os elementos não humanos mais envolvidos na construção de sentido. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada em pressupostos teóricos. A partir do que apresentamos, concluímos que é possível promover diálogos profícuos entre estudos sobre a linguagem, a partir de argumentos bakhtinianos e pressupostos dos Letramentos Críticos, da Decolonialidade e do Pós-humanismo, principalmente no que tange à redução das desigualdades sociais presentes no contexto atual.

Biografia do Autor

Alan Victor Freitas Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS (2021). Tem interesse pela área de Letras com ênfase nos estudos sobre Pós-humanismo, Linguística Aplicada Pós-humanista, Formação de Professores em Língua Inglesa e estudos sobre Letramento Crítico. É membro do grupo de pesquisa Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologia. Atualmente é professor do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.

 

Janayne Pereira Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens na UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui graduação em História pela UFMS (2007), graduação em Pedagogia - Claretiano Centro Universitário (2019), Especialista Planejamento Estratégico- ADESG (2009) e Educação em Direitos Humanos- UFMS (2017) e Mestre em Letras pela UEMS (2020). Tem experiência na área de História e Direitos Humanos de Criança e Adolescente, atua nos seguintes temas: estatuto da criança e adolescente- ECA, educação, direitos humanos e feminismo decolonial.

 

Noemi Lopes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI-Santiago/RS. Tem especialização em Tradução pela Universidade Estácio de Sá e especialização em Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiro pela Faculdade Unyleya – Rio de Janeiro. Cursou Mestrado profissional em Ensino de Línguas pela Unipampa - Campus Bagé/RS. Área de estudos de pesquisa sobre Letramentos Críticos e decolonialidade no ensino de língua inglesa. Atualmente, está como professora no Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul.

Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura: Inglês e português pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Letras modernas (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguagem, interpretação, sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos críticos, decolonialidades, translinguagem, pós-humanismo. Líder do grupo de pesquisa Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias. Membro do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Membro do Projeto Nacional de Letramentos (USP).

 

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Andrade, A. V. F., Oliveira, J. P., Silva, N. L. da, & Takaki, N. H. (2023). REFLEXÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE LINGUAGEM A PARTIR DE PERSPECTIVAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN E SUAS INTERSECÇÕES COM OS LETRAMENTOS CRÍTICOS, A DECOLONIALIDADE E O PÓS-HUMANISMO / Theoretical conceptual reflections on language from perspectives of the Bakhtin circle and its intersections with critical literacies, decoloniality, and posthumanism. Pensares Em Revista, (27), 8–32. https://doi.org/10.12957/pr.2023.73851

Edição

Seção

DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION